Sabina inicia projeto itinerante e leva mundo dos dinossauros a escolas municipais de Santo André
- Redação
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Iniciativa abordará universo da paleontologia e dos seres pré-históricos diretamente nas unidades de ensino
Santo André, 2 de setembro de 2025 - A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, irá ampliar ainda mais o alcance do seu rico conteúdo. Isso porque o equipamento começou a levar parte de suas atividades para as unidades da rede municipal, por meio de um projeto itinerante.
A iniciativa traz conteúdos específicos para cada faixa etária atendida na rede municipal, incluindo bebês e crianças da Educação Infantil, estudantes do Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O principal tema que será abordado no projeto é a paleontologia e os seres pré-históricos. A iniciativa busca destacar curiosidades da rotina de um paleontólogo investigando os seres pré-históricos de diferentes maneiras, com atividades dinâmicas, experiências imersivas e desafios que despertam a curiosidade e o desejo de aprender.
Em formato inédito, as creches da rede municipal irão receber as equipes da Sabina. O secretário de Educação, Pedrinho Botaro, acompanhou a abertura das atividades nesta terça-feira (2) na creche Heitor Villa Lobos, no Parque Capuava.
“A Jornada Jurássica chegou às nossas unidades que atendem turmas de dois a três anos, levando a experiência da Sabina para as nossas crianças. Durante a ação, as coordenadoras e os monitores incentivam a descoberta, através do tato e das brincadeiras, além da apresentação aos dinossauros desenvolvendo a imaginação e a curiosidade sobre tema. São ações diferenciadas como essa que transformam o dia a dia das nossas escolas”, comemorou Pedrinho Botaro.
Para as crianças da Educação Infantil, a aventura começou acompanhando uma grande e lúdica cauda de dinossauro adaptada que percorreu a escola levando as crianças até o local da apresentação.
Lá os participantes exploraram texturas, formas, cores e sons. A aluna Maitê Gonçalves, de 5 anos, aprovou a experiência de criar fósseis. “Foi muito legal brincar de massinha e criar os formatos dos dinossauros com as marcas e pegadas deles”, destacou.
Para Juliana Martins, de 4 anos, a euforia tomou conta ao participar da atividade de escavação. “Fiquei muito curiosa para desenterrar os ossos de dinossauros. Foi bem legal”, contou.
Já a experiência lúdica para as turmas do Ensino Fundamental teve como foco estimular a pesquisa e a curiosidade sobre o mundo dos dinossauros, suas características, alimentação, comportamento, habitat e os eventos que os extinguiram.
O aluno Pedro Henrique Cordeiro, de 7 anos, mostrou muito interesse no conteúdo e participou ativamente das atividades propostas. “Eu gosto muito de estudar sobre animais pré-históricos. Sou, inclusive, muito fã do Jurassic World”, pontuou.
O projeto também atende estudantes da EJA. A programação envolve a reflexão sobre os dinossauros e sua relação com o cotidiano. Traz dinâmicas sobre cadeia alimentar, réplicas que abordam sua anatomia e a busca por desmistificar esses animais extintos no que se refere à cultura popular mediante ao conhecimento científico.
*Sabina na Escola -* O projeto tem como principal objetivo trazer os mais diversos assuntos científicos ao ambiente escolar através da mediação da equipe pedagógica da Sabina.
O tema Jornada Jurássica proporcionará aos estudantes conhecimentos e curiosidades sobre o mundo dos dinossauros através de uma experiência lúdica e divertida de um dos assuntos que mais despertam a curiosidade de alunos da rede municipal de diversas idades.
-| Texto: Caroline Terzi
Comentários