PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por participação em uma trama golpista investigada pela Polícia Federal. Esta é a primeira vez que Bolsonaro é denunciado criminalmente perante o Supremo Tribunal Federal (STF).
A denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes e inclui os seguintes crimes:
Organização criminosa armada;
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
Golpe de Estado;
Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;
Deterioração de patrimônio tombado.
A investigação da Polícia Federal concluiu que Bolsonaro cometeu crimes em ao menos cinco inquéritos que tramitam no STF. O ex-presidente já foi indiciado em três desses casos, incluindo a fraude no cartão de vacinação, a venda ilegal de joias sauditas e a tentativa de golpe.
Agora, a denúncia será analisada pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, que definirá a data do julgamento. O colegiado conta ainda com os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. A expectativa é que Bolsonaro se torne réu ainda neste primeiro semestre.
Acompanhe as atualizações sobre este caso no Amigos ABC.
Comments