top of page
  • Foto do escritorRedação

Vacinação contra a Febre Amarela está disponível nas 23 UBSs de Mauá




A confirmação de dois casos da doença no interior do estado acionou ações preventivas


A população de Mauá pode buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para tomar a vacina contra a Febre Amarela, disponível em todos os 23 serviços do município. A Secretaria Municipal de Saúde está cumprindo a recomendação para ampliar a cobertura desta vacina, da Secretaria Estadual de Saúde, após a comprovação de dois casos da doença no interior do estado, nas cidades de Serra Negra e Águas de Lindóia.


Para as autoridades de saúde, a vacina é a forma mais eficiente de prevenção e controle da Febre Amarela. A indicação é para as crianças tomarem a primeira dose aos nove meses e a segunda dose aos quatro anos. A partir dos cinco anos, é dose única. Se ao completarem cinco anos, tiverem tomado apenas uma dose, será necessária a dose adicional.


Em 2024, até abril, a cobertura vacinal contra a Febre Amarela em crianças menores de um ano foi de 83,4%, ou seja, 1223 imunizados na cidade.


Viajantes em áreas com evidência de circulação do vírus da Febre Amarela devem ter o cuidado de tomar a dose única com 10 dias de antecedência ao deslocamento, assim como os viajantes internacionais que ficarem expostos ao risco da doença no país de destino ou por exigência da apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. Se estes tiverem tomado a dose fracionada (0,1ml), será necessário tomar a dose plena (0,5ml) para conseguir o documento.


Além de disponibilizar a vacina nas 23 unidades, o município realiza a busca ativa de faltosos. A Atenção Básica está intensificando o protocolo de verificação da situação vacinal das crianças, adolescentes e adultos, em visitas domiciliares, diretamente em consultas nos serviços ou, conforme o caso, na própria comunidade.

Comments


bottom of page