top of page
  • Foto do escritorRedação

UBS de Diadema promove palestra de Saúde Bucal para jovens da Rede Cultural Beija Flor



Ações realizadas na comunidade fortalecem o vínculo de moradores com o serviço de saúde e favorecem a promoção de saúde e prevenção de doenças

A equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado, na região sul de Diadema, realizou palestra sobre higiene dental e esclareceu dúvidas de aproximadamente 90 crianças e adolescentes participantes de oficinas culturais e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Beija-Flor, na quinta-feira (21/09).

Entre os tópicos abordados estão como fazer a correta escovação e o uso do fio dental. Ao final, foi distribuído a cada jovem um kit com escova, pasta de dentes e material informativo, doado pela Fundação ABRINQ.

“As atividades in loco permitem uma aproximação da população aos serviços de saúde, favorecendo e reforçando o vínculo com a população, pois há uma interação maior, em que muitas vezes tomam conhecimento dos serviços prestados pela Unidade”, ressalta o cirurgião dentista, Eduardo Tobinaga. A técnica de Saúde Bucal Jorgeana de Jesus Frazão completou a equipe.

A coordenadora de assistência social da Rede Cultural Beija Flor, Taiana Moreira, enfatiza a importância da ação. “São fundamentais para a execução do nosso trabalho. Saúde é um direito de todos os cidadãos e a saúde bucal é de suma importância, um cuidado básico. Também é o nosso papel, enquanto instituição, demonstrar aos nossos usuários que o município possui equipamentos que são direito deles e que promovem todo esse cuidado com os seus munícipes".

Para o gerente da UBS Eldorado, Thiago José Sávio, esse tipo de ação traz benefícios para os moradores. “A saúde não se faz só dentro de consultório, na cadeira odontológica. Ela se produz onde as pessoas estão, no dia a dia. Então, é super importante o serviço de saúde ir também aonde as pessoas estão. Sempre que é possível promovemos ações pela comunidade”, afirma.

No primeiro semestre, a UBS também promoveu atividades de saúde da saúde para pessoas atendidas pela instituição.

Por Renata Nascimento

Foto: Edu Guimarães, Rede Cultural Beija-Flor

Commentaires


bottom of page