top of page

São Bernardo realiza ação integrada de prevenção a alagamentos com limpeza de bocas de lobo na região central

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura


A Prefeitura de São Bernardo realizou nesta quarta-feira (14/1) mais uma ação integrada de prevenção a alagamentos, com foco na limpeza e vistoria de bocas de lobo na região central da cidade. A iniciativa reuniu equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, que atuaram em trechos das ruas Jurubatuba, Faria Lima e Marechal Deodoro.


O trabalho teve como objetivo garantir o pleno funcionamento dos pontos de captação de águas pluviais, reduzindo riscos de entupimentos e alagamentos neste período de chuvas mais intensas. São Bernardo conta atualmente com 19.364 bocas de lobo na área urbana. Em 2025, a maioria desses equipamentos passou por mais de uma limpeza, totalizando 37.617 intervenções ao longo do ano.


Além da limpeza, a Defesa Civil realizou a fiscalização das condições estruturais dos equipamentos. Na ação desta quarta-feira, foram realizadas 140 intervenções — somando 1.345 apenas neste início de ano — sem a identificação de problemas estruturais mais complexos, já que a região havia recebido manutenção semelhante em setembro.


A Secretaria de Serviços Urbanos reforça que, além da limpeza das bocas de lobo, mantém outros serviços fundamentais para a prevenção de alagamentos, como a coleta regular de lixo três vezes por semana, coleta seletiva, Operação Bota-Fora, Ecopontos e PEVs (Postos de Entrega Voluntária), que facilitam o descarte correto de entulhos e resíduos volumosos.


Segundo o diretor do setor de limpeza pública, Eduardo Celestino César, a manutenção periódica é essencial para a segurança da população. “É de extrema importância realizar essa limpeza em todos os pontos de vistoria para evitar riscos, principalmente neste período de chuvas mais frequentes e intensas”, afirmou.


Líder de uma das equipes de limpeza, o morador do Baeta Neves Emir Guaregna destacou o trabalho contínuo realizado no município. “Mensalmente, limpamos cerca de mil bocas de lobo em diferentes regiões. Mas a conscientização da população é fundamental para que o serviço tenha ainda mais eficácia”, ressaltou.


O diretor de Divisão de Operações da Defesa Civil, Flávio Soares de Souza, explicou que a ação faz parte de um conjunto de etapas de prevenção e mitigação. “Orientação à população, recolhimento de descarte irregular e, por fim, a limpeza interna das bocas de lobo são medidas que garantem mais tranquilidade e segurança aos moradores”, concluiu.

 
 
 

Comentários


  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page