top of page

São Bernardo lança cartilha “Por Elas” para reforçar combate à violência contra a mulher

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura



A Prefeitura de São Bernardo apresentou nesta segunda-feira (18/08) a cartilha “São Bernardo por Elas”, publicação que reúne, em linguagem simples e direta, a rede de serviços disponível para proteção, acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência no município.


O material, elaborado de forma integrada entre secretarias municipais e instituições parceiras, está disponível em versão impressa e digital. A cartilha reúne informações sobre canais de emergência, como a GCM (153) e a Polícia Militar (190), além de serviços de saúde — com destaque para o Hospital da Mulher — e espaços de acolhimento, como a Casa de Passagem e o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher).


Durante o evento de lançamento, a prefeita Jessica Cormick destacou o avanço das políticas públicas dedicadas às mulheres.


“Um dos passos importantes que demos foi a criação da Secretaria da Mulher, que tem liderado projetos e iniciativas, dando voz às causas femininas. A implantação da Casa de Passagem também merece destaque. Quantas vezes as mulheres não deixaram seus lares, depois de sofrer violência, e não tinham para onde ir? Com muito trabalho, mobilização e boa comunicação, estamos mudando este cenário”, afirmou a prefeita.


A secretária da Mulher, Sandra do Leite, ressaltou o caráter coletivo da iniciativa:


“Esse foi um trabalho feito a muitas mãos, com a contribuição de profissionais que diariamente acolhem mulheres vítimas de violência. Precisamos somar esforços para dar um basta aos casos de agressão, de desrespeito e ao feminicídio”, disse.


O juiz da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da cidade, Mário Rubens Assumpção Filho, enalteceu a ação municipal e lembrou da importância de estruturas como a Casa de Passagem e o Hospital da Mulher para reduzir o tempo de atendimento e oferecer segurança às vítimas.


A rede de proteção conta com a participação da Prefeitura, por meio das secretarias da Mulher; de Segurança; da Saúde; de Desenvolvimento Social e Cidadania; de Educação; e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, além da Casa Mulher Paulista, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar e da OAB-SBC.


A cartilha “São Bernardo por Elas” já está disponível para acesso online no portal da Secretaria da Mulher: www.saobernardo.sp.gov.br/web/secretaria-da-mulher/inicio.

 
 
 
  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page