top of page

Setembro Amarelo: Rio Grande da Serra promove dia de palestras para a valorização da vida

Foto do escritor: Redação
Redação
há 3 horas
3 min de leitura

Setembro Amarelo: Rio Grande da Serra promove dia de palestras para a valorização da vida


Palestras acontecem em dois períodos: manhã e tarde, no Fundo Social de Solidariedade


Rio Grande da Serra realiza dia de palestras gratuitas para promover a saúde mental de sua população. Ação faz parte da campanha Setembro Amarelo que visa à prevenção ao suicídio e à valorização da vida. O evento acontece no Fundo Social de Solidariedade (Rua do Progresso, 700 – Jardim Novo Horizonte), no dia 10 de setembro, no período da manhã e da tarde. Não é necessário inscrição, basta comparecer para participar.


Na parte da manhã, o encontro inicia às 9h com um café da manhã para os participantes. Após isso, acontece uma sessão de alongamento físico com o objetivo de gerar descontração e relaxamento antes de começarem as apresentações.


A primeira palestra será ministrada pela psicóloga Gabriela Moraes com o tema “Cuidado com a Vida e Saúde Mental na Prática”. O foco central é desmistificar o sofrimento psíquico e criar um espaço de confiança onde as pessoas percebam que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e que ninguém precisa carregar seus pesos sozinho.


Para isso, serão abordados assuntos que envolvem tanto a rotina pessoal quanto o acesso à rede de apoio, com busca ativa por atendimento e o papel da rede pública na saúde mental.


A segunda palestra será ministrada pelo médico William Lima com o tema “Prevenção do Suicídio”. O objetivo é desmistificar o tema e instrumentalizar a sociedade para lidar com a questão.


A apresentação buscará esclarecer que falar abertamente a respeito do sofrimento e do pensamento de morte não estimula o ato, sendo na verdade a principal forma de aliviar a angústia e abrir as portas para o socorro.


Também serão explicados os sinais de alerta que se devem observar em relação a uma pessoa com risco de suicídio, além de ensinamentos de escuta e de acolhimento humanizado: como abordar alguém em sofrimento, e a importância de ouvir sem julgamentos e sem minimizar a dor do outro.


Após as palestras, acontece a Mesa de Perguntas e Respostas em que os participantes poderão direcionar suas dúvidas tanto para o médico quanto para a psicóloga, unindo as perspectivas médica e psicossocial com o intuito de enriquecer o diálogo com os presentes.


No período da tarde, o encontro começa às 14h e a programação se repete, com alteração no momento de alongamento e café em relação ao cronograma da manhã.


*SETEMBRO AMARELO – Cuidado em Saúde Mental, Proteção e Promoção da Vida*


📅 Data: 10 de setembro

🕘 Horário: A partir das 9h

📍 Local: Fundo Social de Solidariedade (Rua do Progresso, 700 – Jardim Novo Horizonte)


📋 PROGRAMAÇÃO


MANHÃ

• 09h00 – Acolhimento e café

• 09h30 – Abertura e falas

• 09h40 – Quebra-gelo – Alongamento

• 09h50 – Palestra

• 10h40 – Palestra com o Dr. Willian

• 11h00 – Mesa de perguntas e respostas

• 11h30 – Encerramento


TARDE

• 14h00 – Acolhida

• 14h10 – Abertura e falas

• 14h20 – Palestra

• 15h10 – Palestra com o Dr. Willian

• 15h30 – Quebra-gelo – Alongamento

• 15h40 – Mesa de perguntas e respostas

• 16h30 – Café

• 16h50 – Encerramento


Evento gratuito e aberto ao público. Não é necessário inscrição.


*Rio Grande da Serra, Cidade que Cuida & Preserva!*

 
 
 

Comentários


  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page