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Saúde de Mauá retoma projeto de Ouvidoria Ativa e leva canal de escuta à população

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 12 de nov.
  • 3 min de leitura
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Ação itinerante começou pela UPA Zaíra, no bairro mais populoso da cidade, para fortalecer o diálogo com os usuários e aprimorar os serviços de saúde


A Secretaria de Saúde de Mauá retomou nesta terça-feira (11) o projeto ‘Ouvidoria Ativa’, cujo principal objetivo é aproximar a população dos canais de comunicação do SUS (Sistema Único de Saúde) municipal. A primeira ação foi realizada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zaíra, escolhida por concentrar o maior volume de atendimentos da cidade – aumento de 30% – desde o início da reforma da UPA Magini.


A iniciativa busca incentivar os moradores a exercerem seu direito de participação, seja para registrar críticas, elogios ou sugestões de melhorias. As equipes da Ouvidoria irão percorrer, de forma itinerante, todas as unidades e serviços de saúde do município, conversando com os usuários sobre como e onde registrar as manifestações.


“A população precisa conhecer seus direitos e saber que pode e deve se manifestar, seja quando o serviço não atendeu às expectativas ou mesmo quando o atendimento superou o esperado. Nesta nova fase da Ouvidoria, o canal deixa de estar restrito à estrutura administrativa para ir ao encontro da comunidade. É importante ter esse retorno para que possamos promover melhorias constantes nos serviços”, destacou Kátia Navarro Watanabe, secretária adjunta de Saúde de Mauá.


Regina da Silva Rocha Oliveira, que acompanhava o cunhado Luiz Carlos na UPA, disse que não conhecia a Ouvidoria da Saúde e que nunca fez reclamação ou elogio formal por nenhum outro meio de comunicação aos serviços ofertados pelo SUS. "Achei muito boa a iniciativa, pois não é apenas reclamação que temos a fazer. Aqui na UPA Zaíra, por exemplo, só tenho elogios. Meu cunhado está aqui, em observação, desde a noite de ontem (anteontem), quando passou mal, e tudo está sendo muito rápido. O atendimento dos enfermeiros, dos médicos e de toda a equipe está sendo muito bom", explicou.


Jorge Willian da Silva Vieira, que procurou atendimento médico por conta de dores na garganta e no pulso, conhecia a Ouvidoria, embora nunca tenha usado o serviço. Ele avaliou como válida a iniciativa da Secretaria de Saúde. "A ação é essencial. E já que existe o serviço, a população precisa ter acesso. Além disso, é importante saber que alguém do poder público está observando as nossas necessidades para atender melhor o povo", disse.


A proposta prevê visitas das ouvidoras Vanessa Lima e Elenir Fagundes ao menos duas vezes por semana a equipamentos de saúde, começando pelas unidades de Urgência e Emergência. A equipe retornou à UPA Zaíra nesta quarta-feira (12), dando continuidade ao trabalho de escuta, acolhimento e informação.


O modelo implementado em Mauá está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde, que reconhece as ouvidorias como ferramentas fundamentais de cidadania, participação social e aprimoramento da gestão pública.


“A adoção desse método busca consolidar uma gestão mais próxima à população, participativa e comprometida com a melhoria contínua dos serviços. Nosso objetivo é tornar o sistema de saúde cada vez mais transparente e aberto ao diálogo, fortalecendo o controle social e a qualidade da atenção prestada aos usuários”, acrescentou Kátia Navarro.


Recentemente, a Ouvidoria da Saúde de Mauá passou a integrar o Gabinete da Secretaria de Saúde, dentro de processo de reorganização interna. O setor funciona na Avenida Capitão João, 2301, Vila Nossa Senhora das Vitórias – dentro da sede da Secretaria Municipal de Saúde.


O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível entrar em contato pelos telefones 0800 760 9000 ou (11) 4512-7499 (ramais 1562, 2244 e 1565), ou ainda pelo e-mail ouvidoriasaude@maua.sp.gov.br.

 
 
 

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