top of page
  • Foto do escritorRedação

Santo André coloca 8 mil pontos de luz na ação “Banho de Luz”.


Prefeitura de Santo André, realizou a instalação de 8 mil pontos de LED, lâmpadas mais econômicas e eficientes, na cidade durante aproximadamente um ano da retomada do programa Banho de Luz. Com isso, o projeto atinge 32% do total previsto de 25 mil luminárias com o novo sistema até o fim do mandato de Paulinho Serra (PSDB), em 2020.


O atual prefeito diz que hoje o município possui cerca de 12 mil postes com LED, ou seja, 4 mil foram instalados na iniciativa do governo de Carlos Grana (PT). Paulinho afirma que entre 60% e 70% dos principais corredores da cidade já contam com a nova tecnologia.


Possuem o sistema as avenidas Príncipe de Gales, José Antônio de Almeida Amazonas, Itamarati, Dom Pedro 2º, Ramiro Colleoni, Pereira Barreto, Santos Dumont, Capitão Mário Toledo de Camargo, Vieira de Carvalho, Firestone, Carijós, o eixo da perimetral, a rua Giovanni Batistta Pirelli e o viaduto Antônio Adib Chammas.


“Levamos em consideração dois critérios para a execução do programa. Primeiro, fazer nas vias primárias, que são as que têm mais fluxo de veículos e de pessoas. E também fizemos no entorno de locais que recebem público noturno significativo, como em volta da UFABC (Universidade Federal do ABC), da estação Prefeito Celso Daniel e estamos colocando ao redor da estação Utinga (ambas da CPTM)”, afirma o prefeito.


Segundo Paulinho, a prefeitura vai apresentar no próximo mês um novo cronograma do Banho de Luz. “Estamos definindo as novas ruas e regiões da cidade que devem receber a tecnologia.”


O município possui, segundo o prefeito, 50 mil pontos de iluminação pública. No entanto, o programa deve instalar LED na metade deles. “Não justifica colocar em todos os postes porque tem ruas muito locais, onde outras tecnologias já são suficientes. A gente quer chegar a pelo menos 50% de toda a cidade e 100% das vias primárias e secundárias, que correspondem a 80% do fluxo de veículos de Santo André inteira.”


As lâmpadas desse modelo são mais claras do que as de vapor de sódio, que possuem tom amarelado e são consideradas de maior consumo de energia.

bottom of page