top of page
  • Foto do escritorRedação

Santo André lança aplicativo para agilizar marcação de consultas médicas




 

Munícipes terão diversos serviços de saúde na palma da mão para ganhar tempo e evitar deslocamentos desnecessários

 

Santo André, 6 de março de 2024 - Os usuários da rede municipal de saúde de Santo André ganharam importante ferramenta para agilizar a marcação de consultas com os médicos especialistas. O prefeito Paulo Serra lançou nesta quarta-feira (6) o aplicativo Poupatempo da Saúde, que vai colocar na palma da mão dos andreenses o acesso a diversos serviços como histórico de agendamentos, carteira de vacinação, localização de farmácia para retirada de medicamentos por meio da geolocalização, entre outros. 

 

A plataforma já está disponível para ser baixada tanto no Android (https://bit.ly/poupatemposaude-android) como no iOS (https://bit.ly/poupatemposaude-ios).

 

“Esse aplicativo simboliza algo que no início da gestão, em 2017, parecia impossível, que era ter uma saúde não só humanizada, de ponta, com estrutura melhor, mas totalmente informatizada. É um recurso que traz para as pessoas mais agilidade no atendimento, além de aumentar a transparência. Faz muita diferença e evita que as pessoas se desloquem para a unidade sem necessidade. Estamos muito felizes por poder dar mais esse passo no nosso sistema de saúde”, comentou o prefeito Paulo Serra. 

 

Para ter acesso às consultas no aplicativo, o paciente deve passar primeiro pela unidade básica de saúde mais perto da sua casa para ser avaliado e encaminhado. Após esse processo, em até 72 horas será liberada no aplicativo do usuário a especialidade que o paciente tem permissão para marcar a consulta, podendo escolher data e horário mais apropriado. Os atendimentos serão realizados no Poupatempo da Saúde, que fica dentro do Atrium Shopping, na Rua Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.

 

“Esse é mais um sonho que tínhamos e que estamos tirando do papel, literalmente. O aplicativo vem ao encontro de outras ações que colocamos em prática na Secretaria de Saúde para desburocratizar a vida das pessoas, trazer agilidade ao serviço público e otimizar os recursos técnicos e financeiros. É uma ferramenta muito importante e que vai facilitar o acesso da população às consultas e a outros serviços da rede de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.   

 

A implementação do aplicativo Poupatempo da Saúde só foi possível graças à reorganização da rede de saúde de Santo André, que foi intensificada em 2023 com o programa Saúde Fila Zero. Por meio de dezenas de mutirões, a cidade bateu recordes na oferta de consultas e exames para acabar com as filas represadas na pandemia da Covid. Em 2023 foram 189.284 consultas e 312.413 exames, números equivalentes aos que haviam sido disponibilizados em 2021 e 2022 somados, quando foram ofertados 160.807 consultas e 336.396 exames. 

 

Poupatempo da Saúde - Inaugurado no dia 2 de fevereiro, o Poupatempo da Saúde, referência municipal para consultas com a rede especializada, tem se tornado exemplo pela agilidade no atendimento aos usuários do SUS. Ocupando dois andares do Atrium Shopping, o equipamento, que é o maior do tipo no Brasil dentro de empreendimentos particulares, disponibiliza mais de 30 especialidades em espaço de 1,6 mil metros quadrados. 

 

Funcionando com horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h, o Poupatempo da Saúde finalizou o primeiro mês de atividades com números expressivos. Mesmo fevereiro sendo um mês mais curto e com a pausa do Carnaval, foram 16.770 serviços executados, entre eles 6.675 consultas realizadas e 8.434 agendamentos de consultas.| Texto: Anderson Fattoriafattori@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142| Fotos: Alex Cavanha/PSA

Comments


bottom of page