• Redação

Santo André inicia aplicação de segunda dose da Coronavac em idosos com mais de 85 anos

Imunização desta faixa etária ocorre neste sábado e domingo, das 8h às 17h


Santo André, 13 de março de 2021 – Santo André iniciou neste sábado (13) a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos com mais de 85 anos. A imunização contra a Covid-19 ocorre em quatro pontos drive-thru e em oito unidades de saúde, das 8h às 17h, e terá continuidade neste domingo (14).

“Mais uma etapa da vacinação sendo realizada na nossa cidade e os resultados já começam a ser sentidos, com a queda no número de internados com mais de 80 anos por Covid-19. A vacina salva vidas e estamos buscando todas as alternativas para garantir mais doses junto aos governos Federal e Estadual. Santo André também está credenciado em todos os laboratórios do País para aquisição do imunizante, quando tivermos a oferta do produto para compra”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Os pontos de vacinação drive-thru ficam no Paço Municipal (Praça IV Centenário – Centro), Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América) e estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial). É necessário fazer agendamento.

Para pessoas que não possuem carro a vacinação está sendo realizada na Policlínica Parque das Nações, Centro de Saúde Escola, USF Vila Guiomar, USF Vila Linda, USF Jardim Carla, USF Vila Luzita, USF Vila Palmares e USF Parque Miami. Neste caso, não é preciso agendar.

Todos estes pontos de vacinação também abrirão neste domingo (14), das 8h às 17h, e para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, além do comprovante de aplicação da primeira dose.

Imunização em dose dupla em família - Sonia Maria Sanches, que trouxe a sogra e a tia para receber a vacina neste sábado, elogiou a estrutura para aplicação da vacina. "É uma conquista para nós. Estamos muito felizes. Tudo aqui é muito organizado, desde o cadastro no site, até a chegada para conferir os documentos e receber a vacina. Estão de parabéns".

Para Marta Sanches, de 86 anos, receber a segunda dose da vacina foi de muita emoção, como ela mesmo resumiu. Já para Antonia Monteiro, de 85 anos, uma única palavra definiu o momento: "Liberdade".

Um dos munícipes imunizados neste sábado, Francisco Bezerra da Silva, de 86 anos, foi dirigindo ao drive-thru da Craisa. "Eu costumo guiar meu carro para muitos cantos desse Brasil. É uma alegria para mim. E hoje venho aqui receber a segunda dose da vacina eu mesmo dirigindo. Esse momento é uma vitória para nós. Temos que ser pacientes, pois em breve todos serão vacinados. Está tudo nas mãos de Deus", comemorou.

Agendamento - Para receber a imunização nos drives, o morador deve se inscrever no site psa.santoandre.br/vacinacovid e o sistema irá direcionar o ponto de imunização drive-thru mais indicado, além de data e horário. No caso das unidades de saúde não é necessário agendamento.

Idosos acamados nesta faixa etária serão atendidos com base no cadastro nas unidades de saúde de referência. A equipe de cada UBS entra em contato com as famílias para agendar a vacinação em casa.

Em caso de dúvidas e informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004, com uma equipe formada por profissionais da Saúde apta a tirar dúvidas sobre a Covid-19, além do email saude@santoandre.sp.gov.br. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, nos sete dias da semana.

Endereços de vacinação neste fim de semana em Santo André:

Drive-thru [necessário agendar pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid]

Paço Municipal – Praça IV Centenário – Centro

Craisa – Acesso no portão 5, pela rua Varsóvia

Estádio Bruno Daniel – Rua 24 de Maio – Vila América

Grand Plaza Shopping – Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial

Unidades de saúde [não é necessário agendar]

Policlínica Parque das Nações - Praça Waldemar Soares

Centro de Saúde Escola (CSE) - Rua Irlanda, 700 - Parque Novo Oratório

US / USF Vila Guiomar - Rua das Silveiras, 73 - Vila Guiomar

USF Vila Linda - Rua Embaré, 97 (esq. com a rua Ingá) - Vila Linda

USF Jardim Carla - Rua Jose Alencar, s/nº - Jardim Carla

US / USF Vila Luzita - Avenida Dom Pedro I, 4.197 - Vila Luzita

US / USF Vila Palmares - Praça Áurea, 234 - Vila Palmares

USF Parque Miami - Estrada do Pedroso, 5.151 - Parque Miami