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  • Foto do escritorRedação

Santo André inaugura sala de teleatendimento na UPA Vila Luzita



Serviço tem como objetivo acelerar as consultas médicas dos casos mais complexos


Santo André, 1º de março de 2023 - A UPA da Vila Luzita é a primeira de Santo André a contar com sala de teleatendimento. O serviço, que tem como objetivo diminuir o tempo de espera pelo atendimento médico, começou a funcionar nesta semana e a expectativa da Secretaria de Saúde é levar o serviço para as outras cinco unidades de emergência já nos próximos meses.

"Santo André sempre busca soluções inovadoras para garantir um atendimento cada vez mais eficiente para nossa gente. É a tecnologia sendo usada para modernizar e melhorar constantemente o serviço público", afirma o prefeito Paulo Serra.

Com o atendimento virtual, após passar pela triagem, o paciente que apresenta queixas mais leves é encaminhado para uma sala especial do serviço, onde um enfermeiro conduz a interação com o médico clínico, que é feita por meio de um computador, equipado com câmera de alta definição. O local também conta com outros recursos, como impressora na qual o médico pode solicitar exames e indicar medicações que são ministradas na própria unidade.

“A SPDM, que é a nossa parceria na rede de urgência e emergência, já atua com teleatendimento em outros municípios, como a Capital, por exemplo, e funciona muito bem. É um serviço específico para casos mais leves, de classificação verde. Isso vai agilizar a consulta dos que precisam de atendimento mais complexo e vai acabar passando mais rápido pelo médico presencial. A gente tira da fila quem tem menos complexidade”, explica o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Como se trata de um projeto-piloto, o teleatendimento da UPA Vila Luzita, por enquanto, funciona das 8h às 12h e das 14h às 19h. O planejamento da Secretaria de Saúde é estender o serviço para outras unidades e ampliar o horário de atendimento. “Essa tecnologia vai aumentar a nossa capacidade de atendimento e faz parte de um pacote de modernização que será aplicado não só na rede de urgência e emergência como futuramente nas unidades básicas também”, acrescentou Gilvan.

A sala de teleatendimento está identificada por meio de adesivos e fica ao lado da recepção principal. Jeferson Tomaz de Paula, 35 anos, morador da Cidade São Jorge, buscou atendimento na unidade nesta quarta-feira (1º) e por se tratar de um caso mais leve, já que ele estava com dor no nervo ciático, foi encaminhado para o teleatendimento. “Gostei bastante, o médico foi bem investigativo, perguntou coisas que há muito tempo ninguém perguntava. Acho que essa sala vai acelerar o andamento das consultas”, avalia Jeferson, que é usuário frequente da UPA.

| Texto: Anderson Fattori

| Fotos: Helber Aggio | Vídeo: Donizete Gimenez

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