• Redação

Santo André entrega Complexo Viário Cassaquera e resgata orgulho dos moradores



Obras de saneamento, canalização de córrego e construção de novo sistema viário eram aguardadas há mais de 30 anos pela população

Santo André, 30 de janeiro de 2022 – O sonho de ver uma região com mais saneamento básico, infraestrutura, lazer e mobilidade urbana tornou-se realidade, depois de mais de 30 anos de espera. Santo André inaugurou neste domingo (30) o Complexo Viário Cassaquera, uma importante obra que chega para resgatar a sensação de orgulho e de pertencimento dos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

No lugar de terra, mato, descarte irregular de resíduos e esgoto, a população agora comemora a entrega de uma nova avenida, despoluição do córrego Cassaquera, implantação de iluminação de LED, projeto paisagístico e a construção de calçadas largas e com acessibilidades, além de diversos dispositivos de drenagem que visam melhorar o escoamento da água da chuva e controlar a possibilidade de ocorrer enchentes e alagamentos.


“Esta é uma obra de muitas frentes de trabalho, mobilidade, drenagem, sustentabilidade e segurança. O mais importante é colocar essa região no mapa da cidade, com a qualidade que Santo André tem e que as pessoas que moram aqui merecem", afirma o prefeito Paulo Serra.

“Quando a gestão pública trabalha com eficiência e transparência, aplicando bem os recursos, a população tem os benefícios. Esta obra traz mais qualidade de vida, lazer, segurança e melhorias para o meio ambiente. Além disso, valoriza os imóveis e atrai novos comércios, contribuindo para o desenvolvimento da região”, explica o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Júnior, órgão que foi responsável pela execução da obra.

O porteiro Gilberto Fernandes acompanhou desde o início as transformações, que começaram em junho de 2020. Ele diz que agora tem orgulho em morar no local. “Aqui era feio e estava abandonado. Essa obra melhorou muito e aumentou a nossa visibilidade. Estou muito orgulhoso”, celebra.

Investimento e melhorias – O Complexo Viário Cassaquera, que faz parte do programa Sanear Santo André, teve investimento de cerca de R$ 45 milhões, com financiamento pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina. O pacote de obras contempla a canalização de 1,7 quilômetro do córrego Cassaquera e a construção de uma nova pista na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello – que agora possui três faixas de rolamento, em cada lado do córrego.

As obras também incluem a construção de mais de 3.200 metros de guias e sarjetas, mil metros de galerias de águas pluviais e 70 bocas de lobo, instalação de mais de 100 postes com iluminação de LED, plantio de cerca de 700 árvores, arbustos e diversas espécies de plantas na região e uma faixa ciclística, beneficiando cerca de 35 mil pessoas de sete bairros do entorno.

A faixa ciclística, que foi um pedido da população, está localizada no início da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello até a Rua Louis Armstrong. A Prefeitura, porém, estuda a possibilidade de ampliar o espaço para circulação de bicicletas até o Parque Guaraciaba, que passa por uma grande obra de revitalização.


O Semasa também construiu duas travessias sobre o córrego Cassaquera, beneficiando tanto motoristas quanto pedestres. O novo sistema viário vai melhorar a ligação entre as avenidas dos Estados, Valentim Magalhães e Giovanni Battista Pirelli, além de facilitar o acesso ao Rodoanel.

Equipamentos públicos – A Prefeitura de Santo André também implantou no local um espaço para a prática de atividades físicas e um parquinho, beneficiando diretamente moradores dos núcleos Vila Homero Thon e Pedro Américo, que careciam de áreas de lazer.

Durante o evento de entrega do Complexo Viário Cassaquera, o prefeito Paulo Serra anunciou a construção da Creche Vila Guarani, que será instalada no antigo campo do Guarani. A obra deve começar já neste primeiro semestre, com recursos próprios da administração. A estimativa é de que o equipamento tenha a oferta de 350 vagas, o que é fundamental para atender a demanda da região. | Texto: Susi Elena | Fotos: Angelo Baima e Helber Aggio