top of page
  • Foto do escritorRedação

São Caetano tem queda nos índices de roubo em geral e roubo de veículos no primeiro semestre do ano



São Caetano teve queda nos principais índices de criminalidade divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo, os no início do mês. A queda aconteceu nos quesitos roubo outros, roubo de veículos e estupro, que se divide em estupro geral e estupro de vulneráveis.

No quesito roubo outros (aparelhos eletrônicos e acessórios diversos), a queda foi de 23,18%, passando de 466 em 2022, para 358 em 2023. Já no quesito roubo de veículos, a queda foi ainda maior: 54,13%, passando de 109 em 2022 para 50 em 2023.

O secretário de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva, credita essas quedas nos índices de criminalidade à total integração entre as Forças de Segurança que agem em São Caetano, representadas pelas Polícias Militar e Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal).

“Sou policial civil de formação e já atuei por anos como GCM, aqui mesmo em São Caetano, e sei o quanto é importante este trabalho em conjunto entre as três forças. Na verdade, são apenas nomenclaturas, pois todos são agentes de Segurança, apenas atuam em áreas diferentes, porém com importâncias semelhantes. Por essa perfeita harmonia e integração em São Caetano e o eficaz entendimento do prefeito José Auricchio Júnior do quanto é importante investir em Segurança, é que a cidade tem alcançado índices cada vez mais positivos e menores”, ressaltou Lourival.

MAIS QUEDA

São Caetano também teve quedas no comparativo semestral de 2022 e 2023 para estupro e estupro de vulneráveis. No comparativo de estupros, o índice é exatamente o mesmo: cinco em 2022 e cinco em 2023. Já com relação ao comparativo de estupro de vulnerável, a queda é de 21,05%, caindo de 19 em 2022 para 15 em 2023.

Sobre essa queda, o secretário de Segurança acrescenta o grande trabalho realizado pela Prefeitura junto à Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), com a criação de políticas públicas exclusivas voltadas à proteção da mulher, junto à integração das Forças de Segurança.

“São Caetano é uma cidade que se preocupa incessantemente com o arco de proteção à mulher e à criança, tanto que existem programas específicos, como o Cream (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher), o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), a Casa da Gestante, a Delegacia da Mulher (DDM), a Patrulha Maria da Penha e o Código Municipal de Defesa da Mulher, também sancionado em julho”, finalizou Lourival.

Bignardi Junior (MTb - 23.744)

9/8/2023

Fotos: Eric Romero / PMSCS

Subsecom - Prefeitura de São Caetano do Sul

Telefones: 4233-7480 / 4233-7438

bottom of page