top of page
  • Foto do escritorRedação

São Caetano inaugura Ubasa e é a primeira cidade do País a ter sistema de atendimento para pets

Atualizado: 23 de mai. de 2023


O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, inaugurou domingo (21/5) a Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal), que fica dentro do Bosque do Povo, com entrada pela Rua Matilde, 50. Com o novo equipamento, a cidade passa a ser a primeira do País a ter sistema completo de assistência médico-veterinária, associando o atendimento primário ao hospitalar, além de outras iniciativas referenciais no setor.

“Em agosto de 2022 lançamos o conjunto de políticas públicas do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, com muito planejamento e rigor técnico. E este é o resultado: São Caetano é a primeira cidade do Brasil a integrar todo o atendimento aos pets, da baixa à alta complexidade. O bem-estar animal é uma política pública do nosso governo, e que fazemos com credibilidade”, destacou Auricchio.

Entre as ações já colocadas em prática estão a criação da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal; a inclusão de médicos veterinários no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); a ampliação do programa de castração; o canal de denúncias contra maus-tratos, o RG Animal com medalha QR Code para a localização de pets perdidos, o Hospital Veterinário Universitário (parceria com a USCS) e, agora, a Ubasa.

“A Ubasa se torna a porta de entrada para o sistema de atendimento dos pets. Com certeza todo esse avanço não termina aqui. Continuaremos trabalhando para evoluir e aprimorar a linha de cuidados e bem-estar animal”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Para ser atendido na Ubasa ou no Hospital Veterinário, o munícipe deverá ter o Cartão São Caetano e o RG Animal (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/servico/27). O RG Animal é fornecido aos tutores de cães e gatos - já são mais de 7 mil cadastrados.

Com os cadastros realizados, o morador deverá ligar no número 4223-5455 para que seja feita uma primeira triagem e seja informado para onde deverá levar seu pet. Casos de baixa complexidade serão atendidos na Ubasa (curativos, consultas e aplicação de medicações). Casos de média e alta complexidades serão encaminhados para o Hospital Veterinário, assim como as emergências, que não necessitam de agendamento.

“Com a entrega da Ubasa iniciamos um novo ciclo na saúde e bem-estar animal de São Caetano do Sul, com os nossos pets tendo toda a assistência veterinária. Certamente é um serviço referencial”, observou a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.

“Temos um complexo inovador e diferenciado, com a Ubasa e o Hospital Veterinário. Eu diria que iniciamos uma nova era na saúde animal de São Caetano, mas, na verdade, este é o início de uma nova era da saúde animal no Brasil”, destacou o reitor da USCS, Leandro Prearo.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas deputado estadual Thiago Auricchio destinou emenda parlamentar para a construção do Hospital Veterinário Universitário Municipal

Muitos moradores levaram seus pets na inauguração do novo espaço, como o casal Débora Vargas e Fernando Miyazaki, tutores da coelhinha Cris, de um ano e dois meses. “Ela é tratada como se fosse um cachorro, anda por todos os espaços e está sempre conosco. Levamos ao veterinário e, inclusive, já castramos para evitar os tumores de ovário e mama. Como moramos em um apartamento pequeno, achamos que um cachorro seria infeliz em um espaço reduzido.”

Gisele Lopes (MTb 29.334)

22/5/2023

Fotos: Eric Romero / PMSCS

bottom of page