top of page
  • Foto do escritorRedação

São Caetano é a 4ª cidade mais inteligente do Brasil e a 1ª entre os municípios com até 500 mil hab


São Caetano é a 4ª cidade mais inteligente do Brasil e a 1ª entre os municípios com até 500 mil habitantes

São Caetano do Sul é um dos grandes destaques do Connected Smart Cities 2022, ranking que mapeou o Brasil considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. O município conquistou quatro troféus: o de primeiro lugar na faixa populacional de até 500 mil habitantes; os de primeiros lugares em Educação e em Segurança; e o de quarto lugar do ranking geral, entre todos os municípios brasileiros, atrás somente de três capitais: Curitiba (1º), Florianópolis (2º) e São Paulo (3º).

A premiação foi realizada terça-feira (4/10), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reunindo prefeitos, empresários e especialistas nacionais e internacionais. Mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, o Connected Smart Cities é realizado pela Necta e pela Urban Systems, com o apoio do Jornal O Estado de S. Paulo.

Este é o melhor desempenho de São Caetano no ranking, que teve a primeira edição realizada em 2015. A melhor colocação geral havia sido em 2019, com o quinto lugar. No mesmo ano e também em 2020, a cidade conquistou o primeiro lugar em Educação. E, no ano passado, foi a melhor em Segurança. A conquista do primeiro lugar em uma mesma edição em dois setores distintos (Educação e Segurança) é inédita.

“Estamos construindo uma cidade para as pessoas, e o investimento em tecnologia e em inovação faz parte deste processo. Pensamos São Caetano para o presente e para o futuro. Esta é a garantia de que as novas gerações terão condições de morar em um lugar ainda melhor, superando os desafios e aprimorando cada vez mais a solidariedade, a fraternidade e a igualdade de oportunidades”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

1º LUGAR EM EDUCAÇÃO

Educação Tecnológica, com parceria com o Google para práticas pedagógicas e o uso de recursos digitais em sala de aula; escolas modernas e revitalizadas; vagas asseguradas a todas as crianças e jovens; e programas pioneiros exemplificam o compromisso da Prefeitura com a Educação.

Em 2022, o desafio da volta das aulas presenciais está sendo superado com o Programa Retomada da Educação, estruturado em quatro pilares: Reforço Escolar, Saúde na Escola, Segurança Alimentar e Toda Força ao Estudo.

“Aqui em São Caetano temos a Educação como prioridade. É uma escolha da gestão que faz a diferença para o trabalho realizado. Investimos em infraestrutura, currículo, ações pedagógicas e em tecnologia porque nessa fase contemporânea é impossível fazer Educação como se fazia no século passado. É preciso que os espaços e o tempo dos estudantes sejam ressignificados, com o uso da tecnologia em favor da Educação, o que gera aprendizagem e os bons resultados que temos obtido em avaliações internas e externas”, destaca a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli.

1º LUGAR EM SEGURANÇA

Na Segurança, destacam-se os baixos índices de homicídios, a integração das Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal) e a manutenção de convênios que permitem que policiais e guardas civis municipais atuem em dias de folga (Atividades Delegada e Diferenciada, respectivamente), o que amplia os efetivos nas ruas.

Além disso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), inaugurado em 2020, faz de São Caetano a cidade mais monitorada do Brasil – são mais de 400 câmeras, o que contribui no combate à criminalidade.

“Esta conquista é resultado das nossas ações primárias de prevenção à criminalidade, somadas à integração das Forças de Segurança e aos investimentos diretos da Prefeitura no setor”, avalia o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

CIDADE CONECTADA

O secretário municipal de Governo e de Mobilidade Urbana, Jefferson Cirne da Costa, participou de uma das mesas de debates do Connected Smart Cities, com o tema Cidades Conectadas.

O secretário mostrou algumas das principais boas práticas que conduzem a transformação de São Caetano para uma cidade inteligente, como a instalação de 240 quilômetros de fibra ótica, o Wi-Fi 6 (internet de última geração na Educação) e o CGE. “Utilizamos a tecnologia para deixar a nossa população cada vez mais bem assistida, em todos os setores”, afirmou.

Também participaram do debate o secretário da Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia, Felipe Alves, o executivo de Transformação Digital da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Marcelo Facchina, e o sócio da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, Vitor Amauri.

Mark Ribeiro (MTb. 46.082)

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Comments


bottom of page