São Bernardo do Campo recebe reforço federal para enfermagem e amplia acesso gratuito a medicamentos pelo Farmácia Popular
- Redação
- 28 de mai.
- 2 min de leitura

São Bernardo do Campo tem sido contemplada por importantes políticas públicas do Governo Lula na área da saúde, com impacto direto tanto para os profissionais da enfermagem quanto para a população que depende de medicamentos de uso contínuo. Dados do Ministério da Saúde, atualizados até março e abril de 2026, mostram avanços em duas frentes estratégicas: a Complementação do Piso Nacional da Enfermagem e o Programa Farmácia Popular.
No caso da enfermagem, o município recebeu R$ 1,2 milhão em repasses federais destinados à complementação salarial dos profissionais da categoria. A medida integra a política nacional criada a partir da Lei nº 14.434/2022 e lançada em maio de 2023, com o objetivo de apoiar estados, municípios e entidades filantrópicas no pagamento dos pisos salariais de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras.
A iniciativa representa o reconhecimento de uma categoria essencial para o funcionamento do Sistema Único de Saúde. São profissionais que estão na linha de frente do atendimento, nas unidades básicas, hospitais, serviços de urgência, vacinação, acompanhamento de pacientes e em diversas etapas do cuidado. Com a complementação federal, o Governo Lula busca garantir melhores condições de valorização para quem sustenta diariamente a assistência à população.
Além do apoio à enfermagem, São Bernardo do Campo também registra números expressivos no Farmácia Popular. Relançado pelo Governo Lula em junho de 2023, o programa beneficiou 86,2 mil pessoas no município apenas neste ano, segundo dados atualizados até abril de 2026. Ao todo, são 62 farmácias conveniadas, ampliando o acesso da população a medicamentos e insumos gratuitos.
O Farmácia Popular disponibiliza 40 tipos de medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, anticoncepção, além de fraldas geriátricas, mediante apresentação de receita médica em farmácias credenciadas. O programa também garante absorventes, por meio de autorização emitida em qualquer Unidade Básica de Saúde. Desde fevereiro de 2025, todos os medicamentos e insumos ofertados passaram a ser gratuitos.
Para Humberto Tobé, Analista de Gestão e gestor de saúde pública que integra a equipe do ministro Alexandre Padilha, os dados de São Bernardo do Campo demonstram como as políticas federais chegam de forma concreta aos municípios e fortalecem o SUS em diferentes dimensões.
“Quando falamos em saúde pública, estamos falando de cuidado com as pessoas e também de valorização de quem cuida. Em São Bernardo do Campo, a complementação do Piso da Enfermagem reconhece a importância desses profissionais, enquanto o Farmácia Popular garante que milhares de moradores tenham acesso gratuito a medicamentos essenciais. São políticas que fazem diferença na vida real da população”, destacou Humberto Tobé.
Segundo Tobé, a presença de 62 farmácias conveniadas no município ajuda a descentralizar o acesso e facilita a continuidade dos tratamentos. “O cidadão não pode interromper um tratamento por falta de condição financeira para comprar medicamento. O Farmácia Popular cumpre esse papel social, especialmente para quem convive com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e asma”, completou.
As ações reforçam a estratégia do Ministério da Saúde de fortalecer o SUS a partir da valorização profissional, da ampliação do acesso e da prevenção. Em São Bernardo do Campo, os investimentos e programas federais mostram que o cuidado em saúde passa tanto pelo reconhecimento dos trabalhadores quanto pela garantia de que a população tenha acesso aos medicamentos necessários para viver com mais qualidade.
Por Jayr Hender





Comentários