• Redação

Queda de Energia e Estouro em Petroquímica deixa moradores assustados



Um apagão no fornecimento de energia elétrica atingiu vários pontos do ABC e assustou a população. Em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo, internautas registraram o apagão, entre 20h e 20h30 desta quinta-feira (31).


A Enel, responsável pela distribuição de energia, informou que o problema foi causado por outra operadora do sistema a ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), que responde por 100% da energia ofertada no Estado.Atualizada às 22h26

Bem na hora da queda de energia em várias cidades do Grande ABC, quem mora perto da Petroquímica do bairro Capuava, em Santo André, levou outro susto: um estouro seguido por fumaça e cheiro muito forte. Os flares da empresa queimaram bem alto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, trata-se de ''queima de excesso de produtos da petroquímica, mas não é incêndio, é procedimento de rotina da empresa Braskem''. Isso acontece, ainda segundo a corporação, devido a falta de energia na região, fato que potencializou as chamas.




Porém, mesmo sendo algo 'normal', foi ouvido estouro e o cheiro é mais forte do que habitual, de acordo com os moradores das redondezas. O Corpo de Bombeiros isolou toda a área.

Em nota, a Braskem informou:

'Hoje (31), por volta de 20h, em razão do apagão na região do Grande ABC, sua produção foi paralisada de forma segura e, automaticamente, foi acionado o sistema conhecido como “flare”, um mecanismo seguro para a queima de gases utilizado por indústrias químicas, petroquímicas e refinarias. Ressaltamos que em eventos de paralisação da operação, os alarmes são acionados e fazem parte do protocolo de segurança.

A companhia informa que, nas próximas horas, ainda poderá haver ruídos e luminosidade, no entanto, os processos mencionados não oferecem risco aos moradores do entorno da fábrica e seguem as normas internacionais de segurança. Lamentamos os eventuais incômodos."

  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

  • Branco Twitter Ícone

@amigosdoabcd