top of page
  • Foto do escritorRedação

Quarteirão da Saúde completa 15 anos em pleno funcionamento



Serviço passou por reorganização, durante a pandemia, para reforçar o trabalho prioritário de covid-19. A retomada dos atendimentos foi gradual, com instalação de novos serviços e um plano de revitalização do espaço


Em 26 de maio de 2008, o prefeito José de Filippi Júnior inaugurava, em sua terceira gestão, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), uma nova estrutura de serviço com o objetivo de atender a demanda de especialidades médicas odontológicas dos moradores, exames diagnósticos e cirurgias ambulatoriais, dando suporte à rede de Atenção Básica.


Nesses 15 anos, o serviço se tornou referência para a população, oferecendo atendimento nas áreas de alergologista adulto e infantil, cardiologia adulto e infantil, cirurgião vascular, dermatologia, hanseníase, endocrinologia adulto, hematologia infantil, mastologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, ortopedia, otorrinolaringologia, pré-natal de alto risco, pneumologia, reumatologia, urologia, pequenas cirurgias, oftalmologia (geral; catarata; retina; estrabismo; córnea; glaucoma; plástica ocular) e odontologia (endodontia; prótese; periodontia; pacientes especiais; cirurgia oral e estomatologia). Diariamente, passam pelo local cerca de 800 pessoas.


Ao longo dos anos, o QS agregou serviços como o Centro de Referência (CR) em IST, Aids e Hepatites Virais que funciona lá desde 2018, e o Ambulatório Dia Trans, voltado a travestis e transsexuais, inaugurado em setembro de 2021. Além disso, o município disponibilizou parte do 2º andar para a instalação de uma das 19 Unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em outubro de 2021.


Pandemia

Durante o período da pandemia pelo coronavírus, os atendimentos foram suspensos e retomados gradualmente a partir de maio de 2020, respeitando a situação epidemiológica e a segurança de trabalhadores e usuários. O centro cirúrgico foi destinado para internação de pacientes covid, por sete meses. Além disso, entre julho de 2021 e janeiro de 2022, também funcionou como posto para vacinação contra a covid-19.


Agora, em pleno funcionamento, o Quarteirão realiza, em média, mais de 13 mil consultas, exames, procedimentos e cirurgias por mês, sem contar os exames laboratoriais, cuja produção por mês ultrapassa 148 mil exames.


De 2008 a abril de 2023, foram realizados 20.873.489 exames laboratoriais, 1.402.313 exames de diagnóstico por imagem e gráficos, como densitometria óssea, endoscopia e tomografia e 33.544 cirurgias entre gerais, ginecológicas, urológicas e principalmente oftalmológicas (catarata, pterígio, glaucoma entre outras). Somando a prévia do primeiro quadrimestre de 2023, que ainda está em consolidação, o Quarteirão já ultrapassou a marca de 25 milhões de atendimentos realizados.


Melhorias

Desde o início da gestão, a Prefeitura tem se empenhado para melhorar a infraestrutura do QS. Entre as melhorias realizadas, nos últimos dois anos, estão a reforma de três salas do centro cirúrgico, reforma do telhado com troca de telhas, limpeza e impermeabilização das calhas, instalação de 42 computadores no Centro Especializado de Reabilitação (CER) e recepções do QS, além de aquisição de equipamentos para diagnóstico, aparelho de BERA e dois ultrassons e retomada de exames como as ultrassonografias, ecocardiograma, mamografia, mapa e holter.


Em maio deste ano, foi concluída a revitalização da fachada do serviço, com pintura externa e recuperação do revestimento e da estrutura metálica que liga o prédio do Quarteirão ao anexo, onde funciona a Secretaria Municipal da Saúde. E, ao longo do ano, a previsão é ampliar ainda mais as melhorias e a oferta de exames, consultas e cirurgias.


Estrutura

São mais de 20 mil m2 de área construída, divididos em quatro pavimentos. O projeto foi pensado com espaços amplos e humanizados, com acessibilidade, priorizando a entrada de luz natural, decorado com quadros e obras que ressaltam a cultura e a população local.


O Centro de Especialidades conta com 355 profissionais em mais de 15 especialidades, além de realizar exames laboratoriais e diagnósticos por imagem e gráfico e cirurgias eletivas. O auditório, com capacidade para 179 pessoas, é utilizado para capacitações, palestras, formaturas de residência médica e demais eventos.


Como ser atendido

O atendimento em especialidade se dá via encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). Apenas serviços como CR IST e Dia Trans não precisam de solicitação.


CONFIRA OS SERVIÇOS DO QUARTEIRÃO DA SAÚDE


Laboratório Municipal de Análises Clínicas

Centro Especializado de Reabilitação (CER)

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Ambulatório DiaTrans

Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais

Centro Cirúrgico Ambulatorial

Serviços de Endoscopias: Endoscopia/Colonoscopia

Serviço de Oftalmologia

CEMED (especialidades médicas)

Exames diagnósticos de imagens (ultrassom (obstétrico; morfológico; gerais, como abdominal, transvaginal, mamas, doppler), ecocardiograma (adulto, infantil e fetal), colonoscopia, endoscopia, colposcopia, mamografia, tomografias, holter, mapa e eletrocardiograma).


Por Renata Nascimento

Fotos: Igor Andrade Cotrim e Dino Santos

Commentaires


bottom of page