top of page

Programa Faculdade Municipal de São Bernardo registra quase 2.700 candidatos no Vestibular 2026

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 25 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura


A Prefeitura de São Bernardo confirmou a inscrição de 2.697 candidatos para o segundo vestibular do Programa Faculdade Municipal São Bernardo, que será realizado no dia 7 de dezembro, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu. O número supera o do primeiro processo seletivo, em julho, quando 2.588 pessoas disputaram uma das 200 vagas gratuitas oferecidas pela instituição criada pelo prefeito Marcelo Lima.


Assim como no primeiro vestibular, os cursos de Gestão Financeira (934 inscritos) e Marketing Digital (821 inscritos) lideram a procura, com concorrência de 18,7 e 16,4 candidatos por vaga, respectivamente. Na sequência aparecem Gestão Pública, com 601 inscritos (12 candidatos por vaga), e Gestão Ambiental, com 341 candidatos (6,8 por vaga).


Destinado a pessoas de baixa renda que ainda não concluíram o Ensino Superior, o Programa Faculdade Municipal oferece 50 vagas para cada um dos quatro cursos tecnólogos: Gestão Pública, Marketing Digital, Gestão Financeira e Gestão Ambiental. A gestão pedagógica é feita pela Universidade São Judas, parceira do município.


Segundo o prefeito Marcelo Lima, o crescimento no número de inscritos demonstra o impacto social da iniciativa.


“O número de inscritos tem crescido gradativamente. Agora é possível acreditar que é viável fazer Ensino Superior de forma gratuita, pensando em um futuro melhor pela Educação. Muitas pessoas que têm vontade de estudar acreditam que finalmente chegou a oportunidade para realizar um sonho que parecia impossível e que pode mudar realidades”, afirmou.



Critérios sociais



O processo seletivo prioriza candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos e que não possuam diploma de nível Superior. Em caso de empate na classificação, serão considerados:


  • Melhor nota na redação,

  • Menor renda per capita,

  • Residência em região de menor IDH do município,

  • Ter cursado Ensino Médio público ou privado com bolsa integral.




Prova e cronograma



A prova será aplicada presencialmente no dia 7 de dezembro (domingo), às 10h ou 14h, conforme opção feita no ato da inscrição, no campus São Judas de São Bernardo (Avenida Pereira Barreto, 1.479 – Baeta Neves).


O resultado preliminar será publicado no Jornal Notícias do Município em 15 de dezembro.

As matrículas deverão ser realizadas entre 19 e 23 de janeiro de 2026; o período de 26 a 30 de janeiro será destinado às vagas remanescentes.


As aulas presenciais começam em 23 de fevereiro, no polo da Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro.

 
 
 

Comentários


  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page