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Procon de Santo André realiza mutirão online de renegociação de dívidas.


Serviço é direcionado aos munícipes que queiram renegociar suas dívidas bancárias.


Foto: Angelo Baima/PSA


Santo André, 12 de março de 2021 – O Procon de Santo André, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), realiza o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“. A iniciativa, que visa promover condições para que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação com instituições financeiras, será realizada entre os dias 15 e 31 de março, exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br .

“Em comemoração aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon Municipal de Santo André, em parceria com Procons Brasil e Febraban, realiza um mutirão online de negociação de dívidas, visando acordos e parcelamentos acessíveis para os consumidores. O mutirão online facilita para os consumidores negociarem seus débitos e voltarem a ter crédito em um momento em que muitos consumidores perderam empregos, ou sofreram redução de salário, dificultando a manutenção do pagamento de suas contas em dia”, destaca a dirigente do Procon Santo André, Doroti Cavalini.

Após ser acionada pelo Procon Municipal de Santo André, a PROCONSBRASIL irá programar com a Febraban a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Mutirão - Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br. Após cadastro, receberá um login e senha. Nesse momento, o usuário fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

O Procon de Santo André orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Para contatar o Procon Municipal de Santo André, basta enviar um e-mail para procon@santoandre.sp.gov.br. O atendimento presencial está temporariamente suspenso.