Premiação dos Jogos Escolares reafirma compromisso de São Bernardo com a inclusão esportiva
- Redação
- há 12 horas
- 2 min de leitura

Edição de 2025 reuniu mais de 10 mil alunos, de 91 escolas municipais, estaduais e particulares; disputa de modalidades PCD foi a novidade nesta temporada
“Nunca imaginaria estar em uma premiação como esta, vendo meus filhos receberem medalhas por uma competição. Quem é mãe atípica sabe o que significa esse momento e o que lutamos para que eles realmente se sintam inclusos”. A frase de Ana Jéssica Marsura Rodrigues, mãe de Benjamin e Samuel, da EMEB Mário Martins, resume a noite desta quarta-feira (5/11), na premiação e encerramento da 57ª edição dos Jogos Escolares de São Bernardo, que aconteceu no CENFORPE.
Novidade na edição deste ano, os alunos/atletas PCDs foram homenageados por seus desempenhos com medalhas de destaques. E os pequenos Benjamim e Samuel Marsura, de 9 e 11 anos, estavam radiantes no palco, com suas medalhas. Os filhos de Ana Jéssica disputaram atletismo e xadrez. “São Bernardo tem sua vocação esportiva e tem, agora, a sua vocação inclusiva. Pela primeira vez tivemos os Parajogos Escolares, reafirmando nosso compromisso para que o esporte seja plural e para todos. Ver a alegria desses alunos aqui é a certeza de que estamos no caminho certo. Em 2026 os jogos serão ainda maior”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva, afirmou que o fantástico do esporte é que ele vai além da disputa dentro de quadra, campo ou piscina e transcende o ganhar ou perder. “É por isso que ele (esporte) é fantástico, porque ele transforma a vida das pessoas onde menos se espera. Sou grato à nossa equipe da Secretaria de Esportes por toda a dedicação em fazer deste evento o maior de todos os tempos na cidade”.


