top of page

Prefeitura de São Bernardo avança em tratativas para implantação de complexo dedicado à Polícia Civil

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura

ree

Antiga base administrativa da EMTU, com 22,5 mil m², próxima à Avenida Piraporinha, deve abrigar, em um só local, diversas unidades da corporação


A Prefeitura de São Bernardo deu um passo importante para a instalação de um amplo espaço

dedicado exclusivamente a departamentos da Polícia Civil no município.


Dentro dessa proposta, o prefeito Marcelo Lima recebeu, nesta segunda-feira (3/11), em seu gabinete, o Dr. Luiz Carlos do Carmo, delegado de Polícia e diretor do Demacro, o Dr. Domingos Paulo Neto, delegado seccional de São Bernardo, o deputado estadual Thiago Auricchio e o secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian.


A gestão municipal acolheu um ofício da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que solicita a adoção dos trâmites necessários para a cessão do prédio da antiga base administrativa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), situada na região da Avenida Piraporinha. O espaço, com 22.500 metros quadrados, deverá abrigar o novo complexo da Polícia Civil.


O local foi escolhido para reunir, em um só endereço, diversas unidades da corporação, entre elas:


  • Delegacia da Mulher 24 horas (DDM)

  • Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado)

  • DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa)

  • GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente)

  • Delegacia de Proteção ao Idoso



“A iniciativa reforça nosso compromisso com o fortalecimento da segurança pública e a valorização das forças policiais que atuam na cidade. O espaço foi pensado para integrar diferentes setores da Polícia Civil, promovendo maior sinergia entre as equipes e mais agilidade no atendimento à população”, destacou o prefeito Marcelo Lima.


O secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian, ressaltou que a proposta de centralizar as operações da Polícia Civil está alinhada à política de integração das forças de segurança — Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM).


“A união das instituições é essencial para garantir resultados mais efetivos no combate à criminalidade e na proteção da nossa população”, pontuou.


Para o diretor do Demacro, Dr. Luiz Carlos do Carmo, a medida representa um avanço significativo:


“Quem ganha com essa iniciativa é a população de São Bernardo. Agradeço ao prefeito Marcelo Lima pela sensibilidade e compromisso com as questões de segurança pública, contribuindo diretamente para o fortalecimento das instituições e para a proteção dos cidadãos.”


O delegado destacou ainda que o novo modelo vai permitir uma gestão mais eficiente da Polícia Judiciária, otimizando recursos, fortalecendo o trabalho investigativo e oferecendo atendimento mais ágil e qualificado aos moradores.


O departamento jurídico da Prefeitura segue com as tratativas internas para que, nos próximos dias, seja formalizada a resposta oficial ao Governo do Estado sobre a cessão do imóvel.


📸 Foto: Omar Matsumoto

 
 
 

Comentários


  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page