top of page
Foto do escritorRedação

Prefeitura de Santo André inaugura creche Tamarutaca


Unidade de ensino é a nona entregue nesta gestão

Santo André, 8 de outubro de 2021 – Com capacidade para atender até 350 crianças entre e 0 e 3 anos de idade, a creche Profª Iara Balieiro Lima, na Vila Príncipe de Gales, foi entregue à população nesta sexta-feira (8) pela Prefeitura de Santo André. Esta é a nona unidade entregue pela gestão.

Também conhecida como creche Tamarutaca, a unidade conta com quatro pavimentos, sete salas de aula, além de berçário, sala multimídia, brinquedoteca, biblioteca, ateliê de artes, sala de música, lactário, sala do sono, lavanderia e toda estrutura necessária para atendimento às crianças com total acessibilidade.

“Dia especial para as famílias do Tamarutaca com a entrega desta que é a nona creche com infraestrutura de primeira e não deixa nada a desejar em relação aos padrões de escola da rede particular. Seguimos para a décima unidade, que está em andamento para zerar o déficit de vagas no município”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A secretária de Educação, Cleide Bochixio, pontuou a importância da entrega do equipamento. “Sabemos que aqui, através dos anos, vamos ensinar muitas crianças. A rede agradece o olhar cuidadoso com nossos alunos e educadores. É um verdadeiro presente receber mais esta unidade em um mês tão especial quanto este de outubro, celebrando o Dia do Professor”.

A construção da creche é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Governo Federal por meio do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil).

“Fica aqui minha homenagem a todos que fazem um excelente trabalho nesta área em nome da professora Iara, que também me deu aula de gramática na terceira e quarta série e ensinou muitos andreenses a ler e escrever”, completou o prefeito Paulo Serra, que a escolha do nome da escola, que homenageia a educadora Iara Balieiro Lima.


Desde abril de 2019, já foram inauguradas as creches Cata Preta, no bairro Cata Preta, creche Mirante II, no Jardim do Mirante, Guaratinguetá I e Guaratinguetá II, no Jardim Alzira Franco, creches Eloá Cristina Pimentel da Silva e Padre Attilio Taricco, no Jardim Santo André, creche Jardim Rina, e a creche Jorge Beretta, no Parque Erasmo Assunção.

Homenagem - Na ocasião, José Bueno Lima, viúvo da professora Iara, compartilhou seu depoimento emocionado. “Esta homenagem é muito significativa para mim. Já vivi muitos dias especiais e este supera todos, pois eterniza o nome da minha esposa, que se dedicou a ensinar de forma enérgica, quando necessário, e de forma carinhosa, também quando necessário”, agradeceu.


Iara Balieiro Lima nasceu em Santo André em 30 de outubro de 1940, atuando mais de 50 anos de magistério. Poliglota, formou-se em 1959 em línguas neolatinas na PUC/SP, lecionou nos Colégio Coração de Jesus, Colégio Stocco e Américo Brasiliense, tanto Português como Francês. Casada com o advogado e escritor José Bueno Lima, teve quatro filhos: José Antônio, advogado, Antônio Celso, médico, Patrícia, Agente de Turismo e Luís Felipe, advogado. Teve seis netos e faleceu em 10 de junho de 2019.

| Texto: Caroline Terzi

| Fotos: Alex Cavanha e Helber Aggio

Comments


bottom of page