top of page
  • Foto do escritorRedação

Prefeitura de Mauá realiza primeira ação do programa Troca Verde




Cerca de 50 famílias dos jardins Oratório e Ipê puderam trocar seus recicláveis por alimentos ou ração para animais


A Prefeitura de Mauá realizou, na tarde deste sábado (08/07), a primeira ação regional do Troca Verde, programa no qual os moradores da cidade podem trocar materiais recicláveis por alimentos ou ração para cães e gatos. Ao todo 150 quilos de resíduos foram recebidos e cerca de 50 famílias beneficiadas. Ao longo das últimas semanas, uma busca ativa foi realizada nos jardins Ipê e Oratório, pelas equipes da Educação Ambiental do município e do Fundo Social de Solidariedade para identificar interessados em participar. No próximo mês, o Troca Verde voltará à região.


Uma das beneficiadas foi Lourdes Farias. “Achei uma iniciativa ótima da Prefeitura porque realiza a limpeza, o que evita o mau cheiro e a proliferação de bichos, que podem transmitir doenças. E trocar por alimentos é um incentivo a mais para fazermos a nossa parte”, comentou. Já a Elenice Maria Azevedo, moradora da Travessa Barreirinha, elogiou a limpeza. “Está ficando mais bonito e tomara que não fique mais esse lixo. Assim ajudamos a recuperar a cidade e também somos ajudados”, disse ela.


Tudo o que foi arrecadado, neste sábado, foi encaminhado à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), o que ajuda a gerar emprego e renda a esses trabalhadores, além de desestimular o descarte irregular de resíduos.


“O programa chega para fortalecer as lutas de nosso governo tanto na área ambiental, quanto na de segurança alimentar. E é uma parceria de diversas secretarias com o Fundo Social de Solidariedade de Mauá, que ajudará fundamentalmente na questão social”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira.


Além dessa ação, ao longo das últimas semanas foram realizadas ações educativas com a comunidade, estimulando a destinação correta de materiais orgânicos e recicláveis e também a manutenção em uma área, da rua dos Eucaliptos, altura do número 234, identificado como ponto corriqueiro de descartes irregulares. O local recebeu um novo projeto paisagístico, com a recuperação da calçada, pintura do muro, além do plantio de mudas e gramado.


Para participar do programa Troca Verde é necessário fazer um cadastro. Informações podem ser obtidas pelo número 4512-7500, ramal 1809.


Mauá destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano - 30% desse total poderia ser reciclado, ajudando também a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.


Foto: Ubirata

Comments


bottom of page