• Redação

Prefeitura de Mauá adquire novos equipamentos para modernizar a rede de saúde



São 923 itens a serem utilizados em UBSs, UPAs e Hospital Nardini

Empenhada em modernizar a saúde na cidade, a Prefeitura de Mauá tem promovido uma série de esforços para melhorar o atendimento prestado à população. Um deles é a compra de novos equipamentos para os serviços da rede pública. A administração municipal adquiriu 923 itens, todos eles obtidos por meio de recursos de emendas parlamentares e programas do Ministério da Saúde.

Um dos destaques é a máquina unitarizadora de medicamentos. O dispositivo de alta tecnologia, instalado em farmácias hospitalares, separa a quantidade dos fármacos administrados aos pacientes, assegurando o rastreamento e o controle destes produtos.

Também entre os equipamentos avançados que chegaram à rede está o aparelho de anestesia. Utilizado em centros cirúrgicos, serve para a aplicação de anestésicos inalatórios.





A gestão ainda equipou os serviços de saúde do município com o eletrocardiógrafo. O equipamento realiza o eletrocardiograma, exame que avalia e registra os batimentos do coração e fundamental para identificar doenças cardíacas.





Outro dispositivo ao alcance dos usuários das unidades de saúde é o detector fetal, responsável por captar os batimentos do coração do feto no ventre da gestante. A lista ainda inclui cardioversor, ultrassom odontológico, incubadora neonatal e cadeira otorrinológica. Todos importantes para os cuidados em saúde.

Os aparelhos estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá) e Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, entre outros locais.