• Redação

Pinacoteca Municipal ganhará nova sede em Ribeirão Pires



Foto PMETRP - Bruno Menezes - Painel do artista Cláudio Martucci fará parte do acervo da Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias”, em Ribeirão Pires


A SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Pires, segue promovendo serviços de manutenção e revitalização dos equipamentos esportivos, culturais, turísticos e de lazer da cidade.


Em breve, a Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias” será instalada na Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Jardim Pastoril, no prédio anexo à sede da recém aprovada Escola Municipal de Artes e os setores administrativos da SEJEL.


O local já recebeu nova pintura, painel luminoso na entrada, e a SEJEL deu início à transferência de obras do acervo. Ainda serão executados serviços de revitalização do piso, entre outros.


Parte do acervo será o mural em spray no estilo Wpap, finalizado nesta semana, em uma das paredes do local. A obra é do grafiteiro, ilustrador e educador gráfico, Cláudio Cacio Martucci Júnior, um dos artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc, em Ribeirão Pires. “O grafite é uma forma de escrita e de expressão artística. Me considero um escritor de grafite. Atuo há 23 anos, trabalho também com muralismo e já atuei como educador social”, contou o artista ribeirão-pirense.


“A Pinacoteca será um importante espaço cultural em nossa cidade. O local, criado em 1985 (decreto nº 2710/85) terá um espaço maior e mais adequado, para que possamos colocar todo o acervo e receber com mais conforto nossos munícipes e visitantes”, explicou o secretário da SEJEL, Claurício Gonçalves Bento.


História da Pinacoteca - Planejada inicialmente para operar na futura Casa da Cultura (atual CEEJA Valberto Fusari), a Pinacoteca foi criada por decreto, em outubro de 1985, mas entrou em funcionamento somente em 27 de março de 1987, na Chácara Pérola da Serra. As primeiras obras foram incorporadas ao acervo em dezembro de 1985, com a realização da I Mostra de Artes Plásticas de Ribeirão Pires. Atualmente, está instalada na sede do Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”, na região central da cidade.

Foto PMETRP - Bruno Menezes - Painel do artista Cláudio Martucci fará parte do acervo da Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias”, em Ribeirão Pires