top of page
  • Foto do escritorRedação

Pinacoteca de São Caetano recebe exposição Além do Olhar, de Régis Ribeiro



 

Nesta quarta-feira (24 de abril), a Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul recebe a mostra Além do Olhar, de Regis Ribeiro. A cerimônia de abertura será das 19h às 21h, à Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula.

 

Com curadoria de Icaro Ferraz Vidal Jr., a exposição revisita a produção do artista são-caetanense nos últimos anos. O título da mostra tem origem em uma das obras, que a norteia, composta por cinco séries. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, por meio da Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022). 

 

Gravuras produzidas entre 2015 e 2023, e outras obras relacionadas à pintura, como o trabalho com lixa, fragmentos de lona e papelão (2009 - 2023), serão apresentadas na mostra que revela o modus operandi em que os materiais tomam corpo. O trabalho tem uma dinâmica bidimensional, mas guarda um caráter escultural mesmo sobre o papel, em gramaturas e escalas variáveis. 

 

Regis Ribeiro é graduado em Artes Visuais. Tem como área de produção e de pesquisa as poéticas não lineares, nos campos da gravura e da pintura. Permeado por materialidade, plasticidade e apropriações de materiais cotidianos, elege o papel, a madeira e fragmentos do atelier para a construção de suas obras. 

 

Pinacoteca

A Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul foi inaugurada em 2002, integrando a estrutura da Fundação Pró-Memória. Teve como proposta inicial abrigar uma coleção de arte premiada nos Salões de Arte Contemporânea que ocorreram na cidade entre 1967 e 1980. 

 

Ao longo de mais de duas décadas, sediou importantes exposições, incentivando novos artistas e trazendo para a cidade nomes consagrados da arte contemporânea nacional e internacional, a exemplo de Anita Malfatti, Maria Bonomi, Aldemir Martins, Gregório Gruber, Antonio Lúcio Pegoraro, Collete Pujol, Hannah Brandt e Iole di Natale. Tornou-se um espaço respeitado e hoje é um importante polo de interesse artístico e intelectual no Estado de São Paulo.

 

Serviço

Além do Olhar, de Regis RibeiroGravuras, pinturas e assemblagesCuradoria: Icaro Ferraz VidalPinacoteca Municipal: Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula, São Caetano do SulAbertura: 24 de abril de 2024, quarta-feira, 19h às 21hVisitação: de domingo a domingo, das 8h às 19h. Até 30 de junho de 2024

Entrada gratuitaClassificação: livre

Programe-se com a Agenda Cultural da cidade: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.

Da Redação / Secult PMSCS (com informações da Marmiroli Comunicação)23/4/2024


Opmerkingen


bottom of page