• Redação

Pessoas em situação de rua são vacinadas em Mauá



Imunização contra a Covid também chega aos assistentes sociais da Prefeitura, que trabalham com a abordagem nas ruas


Uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde possibilitou a Prefeitura de Mauá iniciar a vacinação das pessoas em situação de rua do município. A ação foi iniciada na quinta-feira (24/06) e envolveu as equipes do Consultório de Rua e do Centro Pop, que realizaram a busca ativa de todos aqueles que têm acima de 18 anos, cadastrados ou não nos serviços de atendimento.


Também estão sendo contemplados nessa etapa da vacinação os funcionários da Assistência Social da Prefeitura, com 40 anos ou mais e que atuam nas abordagens a essa população. Já foram imunizadas 86 pessoas que vivem nas ruas.


O pedreiro José Roberto Ivo, 55 anos, está há oito meses nas ruas – desde que perdeu o emprego, ficou sem condições de pagar o aluguel e viu o casamento chegar ao fim. “É muito bom saber que tem tanta gente querendo nos ajudar. A pandemia atrapalhou os planos de muita gente. Comigo não foi diferente”, comentou. Ele garantiu que manterá os cuidados sanitários após receber a vacina. “Vou continuar usando máscara e sempre lavando as mãos.”


No caso de Salém Oliveira, de 31 anos, o agradecimento especial foi para a equipe do Centro Pop. “Receber essa vacina tão importante, e neste local, é a coisa mais especial do mundo para mim. O pessoal daqui nos ajuda demais. Não sei o que seria das nossas vidas sem eles”, contou.