top of page
  • Foto do escritorRedação

Parque da Juventude recebe atividade de abertura do Outubro Rosa em Mauá


rédito da foto: Evandro Oliveira/PMM


Cerca de 500 pessoas estiveram no evento promovido pela Prefeitura e pelo Fundo social de Solidariedade do município


Uma grande celebração de vida e de saúde. É assim que pode ser descrito o evento que marcou a abertura das ações do Outubro Rosa em Mauá, na manhã desta segunda-feira (02/10). O Parque da Juventude se coloriu com a participação dos alunos do projeto Viver Bem, promovido pela Prefeitura, oferece atividade física gratuita como prevenção a doenças e ajuda na reabilitação de pacientes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, que atualmente conta com mais de dois mil participantes.


A atividade de hoje foi promovida pela Prefeitura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mauá. A presidente do FSS, Fernanda Oliveira, participou de uma caminhada que teve como ponto inicial a UBS Parque São Vicente, com o grupo de pacientes e servidores do local, e se encerrou cerca de um km depois, no Parque da Juventude. “Essa campanha é muito importante na questão da prevenção, para falarmos, conscientizar, ter esse autocuidado e se alertar para os sinais que o nosso corpo dá”, declarou Fernanda.


O prefeito Marcelo Oliveira também esteve presente. “Este evento, uma celebração da força, da esperança e da solidariedade, contou com mobilização de diversas secretarias de governo. Durante todo o mês, nossa gestão realizará ações voltadas à conscientização e à prevenção contra o câncer de mama”, afirmou.


A programação preparada pela secretaria de Saúde para o Outubro Rosa pode ser consultada no link: https://tinyurl.com/OutubroRosaMaua2023 .


Em 2023, Mauá tem muito a celebrar nesse mês que reforça a conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher e, principalmente, sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. Desde julho de 2022, a Prefeitura zerou a fila de mulheres aguardando para fazer mamografias na rede municipal de saúde. Atualmente, toda mulher que passa por atendimento médico nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e recebem encaminhamento para mamografia, já saem com dia e hora marcados para fazer o exame.


Mesmo em meio à pandemia, sabendo da necessidade de cada mulher, no início de 2021, a Prefeitura realizou a triagem para descobrir o tamanho da fila de mulheres que aguardavam o exame. Inicialmente, a estimativa era 8 mil, mas a confirmação chegou: eram 5 mil. Em dezembro daquele mesmo ano, a secretaria municipal de Saúde comprou exames para suprir essa demanda represada. Pela primeira vez na história o Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini recebeu um mamógrafo que deu suporte a esse mutirão promovido pela Prefeitura.


Ao longo de 21 meses de trabalho foram realizados 15.858 exames, média mensal de 755 (dados atualizados até agosto de 2023).

コメント


bottom of page