top of page
  • Foto do escritorRedação

Paranapiacaba recebe Festival do Cambuci a partir deste sábado



Evento chega à 19ª edição e será realizado em quatro finais de semana

 

Santo André, 5 de abril de 2024 – Paranapiacaba receberá, a partir desde sábado (6), a 19ª edição do Festival do Cambuci, como parte das comemorações pelo aniversário de 471 anos de Santo André. Serão quatro finais de semana, de 6 a 28 de abril, com várias opções gastronômicas, tendo como base a fruta cambuci, oficinas, feiras de artesanato, exposições, shows e diversas atrações culturais.

 

“Temos alguns eventos tradicionais na Vila que acontecem todos os anos. O Festival do Cambuci é um deles, porque destaca a fruta símbolo, no caso o cambuci, e ainda valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais. É também uma fonte de renda para os empreendedores e uma atração especial para os turistas”, declara o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

 

Um dos principais pontos da festa será o Antigo Mercado, espaço de atuação da Associação Caminhos do Cambuci nos finais de semana e feriados. O local receberá várias atrações. Ao redor será montado um palco para shows musicais e uma praça itinerante com opções gastronômicas. Além disso, a Antiga Padaria irá sediar as oficinas e o antigo galpão do Senai as feiras de artesanatos, espaço para a rota do Cambuci e exposição fotográfica.

 

Ao todo, serão oito oficinas e 12 apresentações musicais. Destaque para o cantor Alex Ribeiro, que já gravou sucessos com Zeca Baleiro.

 

A abertura está marcada para as 10h deste sábado no Antigo Mercado. Durante todo o dia estão programadas Feira de Artesanato às 10h no Galpão do Senai; Exposição Histórias de Cozinha com Cambuci de Wal Volk, também às 10h, no Galpão do Senai; oficina e plantio de cambuzeiros com Rafael Husta na Antiga Padaria a partir das 11h; plantio do cambuci às 12h no Antigo Mercado; coroação Miss e Mister Cambuci às 14h no palco do Antigo Mercado; e show com Banda CC Riders e Elvis Matos após as 14h30.

 

Quem comparecer ao Festival poderá aproveitar  para conhecer todo o circuito histórico da Vila como o Museu Castelo, a Casa Fox, a maquete de ferreomodelismo, a Forjaria, o Locobreque e o Museu Funicular. E aqueles que curtem a natureza têm à disposição as trilhas e as cachoeiras do Parque Nascentes.

 

O 19º Festival do Cambuci de Paranapiacaba tem apoio da Prefeitura de Santo André, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, Auto Shopping Global, Inova com Valor, Inova com Cultura, Mr. Balmann e Hotel Tempo Rei-Boiçucanga.

 

| Texto: Janete Ogawa

| Fotos: Eduardo Merlino/PSA

Comments


bottom of page