top of page
  • Foto do escritorRedação

No Agosto Dourado, Mauá chega a 14 UBSs com cantinho da amamentação




Criação desses espaços são incentivados pelo Ministério da Saúde


No mês que é celebrada a importância do aleitamento materno, a rede municipal de saúde de Mauá chegou à marca de 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que possuem um espaço exclusivo para amamentação. As duas primeiras foram as localizadas na Vila Magini e Jardim Flórida, outras 12 implementaram ao longo desse mês. Isto representa um crescimento de sete vezes em relação a julho. As mães que optam por utilizar esses locais, recebem atenção e orientação das equipes de profissionais. A criação dessas áreas especiais e aconchegantes são incentivadas pelo Ministério da Saúde, que reforçou essa orientação no final de julho deste ano.


O leite materno é cientificamente comprovado como o único alimento completo e essencial para a saúde e desenvolvimento de bebês. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida. Segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses.


A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, pelo menos 50% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. E a expectativa é que esse índice, até 2030, chegue a 70%.


No Brasil, o Agosto Dourado foi instituído numa alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada a partir de 1992, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). A data comemorativa foi pensada e desenvolvida, após um encontro entre a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a UNICEF em 1990.


Neste mês de agosto, todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini e o Centro de Referência de Saúde da Mulher, Criança e Adolescentes (CRSMCA) receberam decorações alusivas e desenvolveram atividades temáticas.

Comments


bottom of page