top of page
  • Foto do escritorRedação

Mauá libera vacina contra a Influenza para o público a partir de 6 meses




As 23 UBSs da cidade já podem aplicar o imunizante neste público. O horário é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira


Seguindo orientação do Ministério da Saúde, as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá iniciaram nesta quinta-feira (02/05), a imunização de quem tem a partir de seis meses contra a Influenza. Todos os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Desde o início da campanha, em março deste ano, já foram aplicadas 36.187 e a cobertura do grupo prioritário é de 25,65%.


Independentemente da ampliação do público de abrangência da vacinação, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar os grupos prioritários que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, entre eles destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças menores de cinco anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, dentre outros.


A Influenza é uma infecção causada pelos vírus A, B, C ou D, que afetam o sistema respiratório. A doença apresenta tendência de disseminação fácil, já que os vírus A e B podem causar epidemias sazonais a ponto de causar pandemias. Além disso, os casos podem variar de quadros leves a graves que podem levar à morte.


A Influenza apresenta sintomas como Síndrome Gripal, com febre de duração de uns três dias, dor de cabeça, dores musculares e de garganta, tosse e cansaço. Daí vem a importância da vacinação, que é considerada pelos técnicos do setor como a melhor estratégia de prevenção contra a doença, porque promove a imunidade no período de maior circulação dos vírus e reduz o agravamento da doença

Comentarios


bottom of page