A Justiça Eleitoral determinou na quarta-feira (28) que o vereador Marcelo Akira Nagashima, conhecido como Akira do Povo e candidato a prefeito de Rio Grande da Serra pelo Podemos, altere seu nome de urna. Ele tem um prazo de dois dias para apresentar uma nova denominação, sob pena de o nome ser escolhido pelo próprio Judiciário. A decisão foi tomada pelo juiz André Luiz Rodrigo do Prado Norcia, da 382ª Zona Eleitoral, em resposta a um pedido do candidato Akira Auriani, do PSB, que argumentou que o nome poderia confundir os eleitores.
Na decisão, o juiz destacou que em eleições onde há possibilidade de homonímia, os candidatos devem ser identificados de forma clara para evitar confusão entre os eleitores. Norcia ressaltou que o nome "Akira do Povo" poderia induzir os eleitores ao erro, comprometendo a lisura do processo eleitoral.
O magistrado lembrou que Ricardo Akira Ono Auriani, que concorre à Prefeitura de Rio Grande da Serra pelo PSB, já usou o nome Akira Auriani em sua candidatura anterior, em 2020, o que lhe dá preferência na utilização do nome. Embora Marcelo Akira tenha argumentado que é conhecido como Akira do Povo em seu mandato como vereador, a justificativa não foi aceita pelo juiz.
Akira Auriani lidera com ampla vantagem as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Rio Grande da Serra, aparecendo com 50,4% em levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado no início de julho. Marcelo Akira está em segundo lugar, com 15,9% das intenções de voto, enquanto a atual prefeita, que busca a reeleição, tem 9,6%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código SP-09276/2024.
Comments