Jéssica Cormick assume Prefeitura de São Bernardo após afastamento de Marcelo Lima
- Redação
- 14 de ago.
- 1 min de leitura

São Bernardo do Campo – 14 de agosto de 2025 – A vice-prefeita Jéssica Cormick (Avante) assumiu oficialmente o comando da Prefeitura de São Bernardo do Campo nesta quinta-feira, após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que afastou do cargo o prefeito Marcelo Lima (Podemos).
O afastamento está relacionado à Operação Estafeta, conduzida pela Polícia Federal, que apura suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro na gestão municipal. A determinação judicial impõe ao prefeito o uso de tornozeleira eletrônica, além de autorizar a quebra de sigilos bancário e fiscal.
Nesta fase da operação, a Polícia Federal cumpre duas prisões preventivas e 20 mandados de busca e apreensão em cidades do Grande ABC — incluindo São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema —, além da Capital.As investigações começaram em julho de 2025, quando foram apreendidos aproximadamente R$ 14 milhões em espécie, entre reais e dólares, com um servidor municipal suspeito de integrar o esquema.
Além de Marcelo Lima, também são alvos o presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima (Podemos), e o suplente de vereador Ary José de Oliveira (PRTB). Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Com o afastamento, Jéssica Cormick assume interinamente a Prefeitura e será responsável pela administração da cidade até nova decisão judicial ou o fim do prazo de afastamento.






Comentários