top of page

GCM Ambiental de Diadema resgata arara canindé

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 5 dias
  • 1 min de leitura

Depois de capturada, a ave foi examinada por veterinário da prefeitura e entregue à Delegacia de Meio Ambiente


Depois de um chamado da população, equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental de Diadema resgatou, dia 15/1, uma arara canindé na avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, nº 1385, no bairro do Serraria. A ave foi capturada em uma árvore nas dependências de uma igreja e encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS).

Como a arara canindé não possuía anilha (anel), a GCM Ambiental não conseguiu identificar com precisão a identificação e origem da ave.


O veterinário Augusto Tavares, responsável técnico do setor de resgate de animais silvestres da SMAS, explicou que a jovem arara canindé apresentava um quadro de desidratação e desnutrição, devido ao fato de ainda não ser adulta. Segundo ele, por se tratar de animal exótico no estado de São Paulo, o que sugere ser oriundo de tráfico de animais silvestres, a ave foi entregue à DICMA (Delegacia de Meio Ambiente) de Diadema, mediante elaboração de auto de apreensão de fauna silvestre.


A SMAS adverte que a posse de animal silvestre sem autorização do Ibama ou órgão estadual competente é crime ambiental no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998. A conduta sujeita o infrator a detenção de seis meses a um ano, além de multa, sendo proibida a caça, guarda em cativeiro, transporte e comércio de espécies nativas ou em rota migratória.


Por MarcosLUiz

Fotos Divulgação/GCM

02/02/2026

 
 
 

Comentários


  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page