top of page
  • Foto do escritorRedação

Festa Italiana de São Caetano atrai 35 mil pessoas no primeiro fim de semana




Milhares de famílias de São Caetano do Sul e da região mataram a saudade da tradicional Festa Italiana no fim de semana (5 e 6/8). Cerca de 35 mil pessoas compareceram ao Bairro Fundação nos dois primeiros dias para curtir o melhor da música e da gastronomia do País da Bota, nesta que é uma das maiores festas de rua do Brasil com esta temática.


“A Festa Italiana se consolida a cada ano como uma grande opção de lazer e de confraternização das famílias. Não tenho dúvidas de que essa 30ª edição será a maior, superando o recorde de público do ano passado (113 mil pessoas nos quatro fins de semana). Este é um patrimônio de São Caetano”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior durante a cerimônia de abertura, no sábado. Coral formado por alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer abrilhantou o evento.


O chefe do Executivo também deixou uma palavra de estímulo e agradecimento aos mil trabalhadores (300 voluntários e 700 colaboradores) que atuam na festividade. E lembrou que toda a verba arrecadada com a comercialização de comidas e bebidas fica com as 28 entidades assistenciais do município responsáveis pelas barracas – cada uma delas representando uma região da Itália.


“A Festa Italiana nos traz muitas lembranças. Chega agosto e a gente fica ansioso pelo clima gostoso de encontrar as pessoas”, observou o deputado estadual Thiago Auricchio, ao agradecer às entidades participantes. “Fazem a festa acontecer.”


A secretária estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativa, Marília Marton, representou o governador Tarcísio de Freitas na abertura. “Essa é uma festa extremamente tradicional e que fala muito sobre São Caetano. Embora já seja grandiosa e esteja consolidada, nós, do Governo do Estado, estamos à disposição da Prefeitura e poderemos estudar meios de contribuir para o seu crescimento.”


Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Muitas famílias inteiras curtiram a Festa Italiana no primeiro fim de semana. “A cada ano que passa está melhor, mais organizada, segura, divertida e com excelentes opções de comida”, ressaltou André Soares, de 39 anos. O morador do Bairro Olímpico aproveitou, inclusive, para levar a filha Thainá, de 6 anos, no brinquedão do Parque Província de Treviso. Isso enquanto ouvia boa música e degustava uma bela fogaça.


Aliás, a variedade de iguarias agrada todos os paladares, inclusive os mais exigentes. O cardápio da festa inclui 140 tipos de pratos salgados e 73 tipos de doces. O público tem a opção de consumir os alimentos caminhando pelas ruas, nas mesas das próprias barracas ou na grande praça de alimentação montada no Parque Província de Treviso. Sempre com conforto e em segurança.


Há monitoramento por câmeras de segurança e drones em toda a extensão da festa. Além disso, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalham em parceria para garantir a proteção do público – são 60 guardas e policiais por noite, e 11 agentes de trânsito para orientar os motoristas.


Quem não pôde comparecer no primeiro fim de semana não precisa se preocupar. A Festa Italiana seguirá por todos os sábados e domingos de agosto, sempre a partir das 18h, no Parque Municipal Província de Treviso (shows e praça de alimentação) e nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho (barracas com comidas e bebidas típicas).


“Juntos, vamos fazer da Festa Italiana de São Caetano a maior do Brasil”, projetou o presidente da Fundação Pró-Memória e da Comissão Organizadora do evento, Charly Farid Cury.


Mark Ribeiro (MTb - 46.082)

7/8/23

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS


Subsecom - Prefeitura de São Caetano do Sul

Telefones: 4233-7480 / 4233-7438

E-mail: imprensa@saocaetanodosul.sp.gov.br

Mais notícias: www.saocaetanodosul.sp.gov.br

www.facebook.com/prefeitura.saocaetano

www.instagram.com/prefeitura_saocaetanodosul

www.youtube.com/c/prefeituradesaocaetanodosul

bottom of page