top of page
  • Foto do escritorRedação

Fórum Mauá 2023/2033 discute governança e o social com a presença do ministro Márcio França




Este foi o último encontro, deste ano, do ciclo de debates que começou agosto

O palco do Teatro Municipal de Mauá recebeu, na manhã da úçtima quinta-feira (14/12), mais uma rodada do Fórum Mauá 2023/2033 - “A Década da Transformação”, que tem por objetivo identificar iniciativas de desenvolvimento para a cidade, ao longo dos próximos 10 anos, de acordo com a perspectiva da política nacional, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança. O tema do evento de hoje, que mais uma vez teve como anfitrião o prefeito Marcelo Oliveira, foi “Governança e Social” e contou com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, além de representantes do ramo indústria, comércio, da sociedade civil e lideranças políticas.


O Fórum Mauá 2023/2033 é um ciclo de debates, promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançado em 22 de agosto deste ano, que contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Também já participaram de rodadas anteriores a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Todas as contribuições apresentadas nos eventos e também na consulta pública, serão sistematizadas e farão de parte de uma publicação que deve ser apresentada oficialmente no primeiro trimestre de 2024.


O prefeito Marcelo Oliveira reforçou o papel do Fórum, no processo de recolocar Mauá no ciclo de desenvolvimento, iniciado em 2021, que está devolvendo credibilidade ao município e possibilitando novos investimentos e um ambiente favorável para atrair novas empresas e negócios. “A diferença do cenário que encontramos, para este atual, é muito grande. Hoje temos obras sendo realizadas, melhorias sendo implementadas. E esse ciclo de debates veio para trazer discussões, e impulsionar o desenvolvimento econômico, social de forma sustentável na cidade de Mauá. Tudo isso proporciona mais qualidade de vida para a população, melhora a distribuição de renda, incluindo os menos favorecidos”, afirmou.


O chefe do executivo mauaense acredita no empreendedorismo, como um dos vetores desse desenvolvimento. “Na conversa de hoje, a proposta foi oferecer ferramentas para que todos tenham as mesmas oportunidades de se qualificar, abrir seu próprio negócio, gerando a sua própria renda e também para que possam progredir e proporcionar a abertura de novas vagas de empregos”, comentou.


Em sua fala, o ministro Márcio França apresentou um retrato atual do setor de micro e pequenos empreendedores e as discussões dentro do Governo Federal para o fortalecimento. Uma das propostas analisadas, por exemplo, está a elevação do limite anual de faturamento dos MEIs (Microempreendedores Individuais), que hoje é de R$ 81 mil. “O Brasil tem mais de 15 milhões de MEIs. A cidade de Mauá representa cerca de 34 mil nesse total, marca bem expressiva para um município. O governo Lula quer impulsionar a categoria e fomentar novos negócios. Por isso, hoje vim ajudar a pensar o futuro de Mauá nos próximos dez anos, junto com o prefeito Marcelo Oliveira, empresários, associações comerciais e Sebrae”, salientou.

Comments


bottom of page