top of page
  • Foto do escritorRedação

EJA na Comunidade leva educação para mais perto dos estudantes em Diadema


Turmas montadas em centros comunitários visam ampliar acesso de jovens e adultos à conclusão do ensino fundamental


São muitos os motivos que afastam os estudantes das escolas. Mas em Diadema, um deles, a distância, é superada com o EJA na Comunidade, iniciativa da Secretaria de Educação que leva para núcleos habitacionais turmas da Educação de Jovens e Adultos. As turmas, que já existem em cinco núcleos (Vila Joaninha - Rede Cultural Beija-Flor, Polo CMI/Igreja Batista, Centro Comunitário 18 de Agosto, Associação Vila Nova Conquista e Associação Santo Ivo), chegarão em breve no Jardim Amuhadi.


As turmas do EJA na Comunidade também contam com horários diferenciados. Enquanto nas escolas municipais as aulas costumam ser no período noturno (com exceção da Emeb Cora Coralina, no Centro, que tem turmas no horário vespertino), no EJA na Comunidade os estudantes podem frequentar as aulas também no período da manhã, das 8h às 11h30, ou no período noturno, das 18h às 21h30.


“Diadema tem um grande número de adultos e idosos analfabetos. São ao menos 27 mil pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever, ou que não concluíram o ciclo básico de educação”, analisou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “Essas pessoas estão sendo privadas de um dos direitos mais básicos, previstos na Constituição Federal e é uma das nossas missões corrigir isso”, completou.


Em 2021, Diadema lançou a campanha permanente Lugar de Idoso é na Escola. “A gente quer que cada família desta cidade, que tem um idoso que não concluiu os estudos, procure uma escola, ou um dos polos do EJA na Comunidade, para que inicie o processo ou retome de onde parou”, afirmou Ana Lucia. “Na escola ele vai interagir com outras pessoas, tem acesso à alimentação de qualidade, conta com o programa Lentes do Saber que vai dar os óculos para quem precisar, tudo para que a gente alcance o maior número de pessoas possível”, concluiu.


Quem quiser mais informações sobre a Educação de Jovens e Adultos em Diadema pode pedir pelo whatsapp da Secretaria de Educação pelo número (11) 4072-4000.


Texto: Aline Melo

Fotos: Igor Andrade Cotrim

Comments


bottom of page