top of page
  • Foto do escritorRedação

Educação de Santo André ganha prêmio por desempenho em alfabetização



 

Município recebeu reconhecimento do Governo do Estado por elevados índices de leitores, além de apresentar crescimento entre as avaliações diagnóstica e somativa de 2023

 

Santo André, 20 de fevereiro de 2024 - O empenho da Secretaria de Educação de Santo André para melhoria contínua da alfabetização na rede municipal resultou em mais um reconhecimento. Nesta terça-feira (20), a cidade foi uma das vencedoras do prêmio Município Destaque na Alfabetização, entregue pelo Governo do Estado durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP.

 

Presente na cerimônia realizada na Sala São Paulo, o prefeito Paulo Serra recebeu o troféu que destaca Santo André entre os municípios com melhores índices de leitores e que mais cresceram entre as avaliações diagnóstica e somativa de 2023.

 

"Nossa cidade atingiu índice de 90% de alfabetização e de 71% em fluência leitora, bem acima da média do Governo do Estado neste quesito, que é de 64%. Ficamos felizes em compartilhar essa conquista que é resultado da priorização da qualidade da Educação em Santo André e a formação integral das nossas crianças", comemorou o prefeito Paulo Serra.

 

A rede municipal de ensino andreense definiu como um dos objetivos estratégicos de 2023 impulsionar a alfabetização dos alunos do 2º ano, enfrentando os desafios impostos pela pandemia.

 

Em 2021, 51% destas crianças estavam alfabetizadas. Já em 2023 este número subiu para 90% dos estudantes demonstrando proficiência na leitura e escrita. O resultado foi possível graças ao comprometimento dos professores, das equipes educacionais e da abordagem estratégica do município.

 

De acordo com o secretário de Educação de Santo André, Almir Cicote, a construção do projeto de Fluência Leitora baseou-se em três pilares fundamentais: transparência, eficiência e esforço coletivo. “Tenho plena convicção de que essa combinação de fatores foi essencial para o sucesso deste projeto, que hoje recebe reconhecimento em todo o Estado. Trabalhar em conjunto, com transparência e eficiência, são os alicerces de nossa administração”, pontuou.

 

Fluência em leitura - Em 2023 a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André promoveu uma avaliação com a participação de mais de 4 mil alunos do 2° ano do ensino fundamental, de modo presencial, nas escolas da rede municipal.

 

Como desdobramento, junto às unidades escolares, com a participação dos docentes, os resultados foram discutidos e aprofundados de acordo com o contexto de cada território. A iniciativa contribuiu para pautar e reforçar um plano de ação para 2024 com foco em consolidar o desenvolvimento das crianças em fluência leitora, por exemplo.

 

Programa Alfabetiza Juntos SP - O evento em que Santo André foi premiada marcou também o lançamento do Alfabetiza Juntos SP, programa do Governo do Estado que tem como meta alfabetizar 90% das crianças com sete anos de idade até 2026.

 

A iniciativa contará com material didático impresso e digital de todas as disciplinas, incluindo inglês, formação para 40 mil professores com apoio da Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), além de utilização de tecnologia, avaliação de fluência leitora e análise feita pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

 

| Texto: Caroline Terziclterzi@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142| Fotos: Alex Cavanha/PSA | Vídeo: Renato Silva/PSA


Comments


bottom of page