top of page
  • Foto do escritorRedação

Diadema vacina cães e gatos contra raiva na última semana de agosto



Aplicação dos imunizantes será nos dias 28, 29 e 30 deste mês; havendo disponibilidade de doses será aberto novo dia de vacinação no sábado

A Prefeitura de Diadema divulga o calendário de agosto para vacinação antirrábica em cães e gatos. O imunizante será disponibilizado na Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ – antigo CCZ) nos dias 28, 29 e 30 de agosto, das 9h às 12h e das 13h às 16h, ou enquanto houver disponibilidade de doses. Ao final do terceiro dia, caso haja doses remanescentes, será aberto um novo dia de vacinação no sábado, 02 de setembro, das 9h às 14h, no mesmo local.

A aplicação das vacinas é feita por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta alguns cuidados antes e durante o momento da vacinação, como levar cães em coleira e guia e gatos em caixas de transporte, adequadas ao seu tamanho. Também é importante que, na hora da aplicação da vacina, o tutor ou responsável possa conter o animal, já que mesmo que sejam mansos, podem se assustar e arranhar ou morder quem está próximo.

Dose anual

A situação epidemiológica da raiva animal está controlada no estado de São Paulo e, por isso, as campanhas de vacinação antirrábica foram suspensas desde 2020. Entretanto, a vacinação contra a raiva animal deve ser administrada anualmente. A aplicação é realizada gratuitamente, geralmente na última semana de cada mês.

A população pode acompanhar o calendário pelo site da Prefeitura ou ligar na Unidade de Vigilância a Zoonoses para confirmar as datas disponíveis.

“É importante ressaltar que não é Campanha de Vacinação, já que a doença está controlada em nossa região. Mesmo assim, é uma proteção para os pets e, consequentemente, para a população. Embora não tenhamos casos de raiva humana nos últimos anos, a doença pode matar”, alertou a veterinária e coordenadora da UVZ, Nanci do Carmo.

Serviço:

Vacinação antirrábica para cães e gatos

28, 29 e 30 de agosto de 2023, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

02 de setembro de 2023, das 9h às 14h (a depender da disponibilidade de doses)

Local: Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ). Rua Ipoá, 131 – Inamar.

Tel.: 0800 77 10 963.

Por Renata Nascimento

Foto: Mauro Pedroso (vacinação) e Pedro Roque Andrade (gato)

Comments


bottom of page