top of page
Foto do escritorRedação

Diadema realiza evento para fomentar produção literária no município



“Diadema Escreve: potencializando os (novos)escritores da cidade” será realizado em três dias consecutivos; abertura também celebra Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela A Rede de Bibliotecas de Diadema, em parceria com a Fábrica de Cultura e a Casa das Rosas, realizam nos dias 25, 26 e 27 de julho o evento “Diadema Escreve: potencializando os (novos)escritores da cidade”. Idealizado pela coordenadora da Rede de Bibliotecas de Diadema, Ruymar Marazo, pela bibliotecária da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Angelina Souza, e pela escritora, artista e produtora cultural e supervisora artístico-pedagógica da Fábrica de Cultura de Diadema, Ifè Rosa OAQD, a atividade visa incentivar a leitura e a escrita, bem como incentivar as escritoras e escritores de Diadema em suas produções.

“O projeto tem como objetivo principal promover uma programação especial para evidenciar a cena literária diademense à população, bem como fomentar espaço de troca, formação e aprimoramento para/com escritores e escritoras de várias gerações que moram e/ou ocupam literariamente a cidade”, explicou Ruymar Marazo.

A supervisora artístico-pedagógica da Fábrica de Cultura de Diadema, Ifè Rosa, destacou que a literatura na cidade é potente tanto pela sua produção quanto pelas pessoas diademenses que a produzem, dentro e fora da cidade. “Acredito que todas as ações em prol da literatura fortalecem a criação e manutenção de políticas públicas para essa linguagem”, pontuou.

O Diadema Escreve ocorrerá em três dias seguidos de programação, a começar pelo dia 25 de julho, dia do(a) escritor(a), e também Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela. O primeiro dia do evento acontecerá em conjunto com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Creppir) de Diadema, no Teatro Clara Nunes, compondo a programação deste dia.

Para a bibliotecária Angelina Souza o evento vai contemplar tanto quem não conseguiu ao longo da vida criar o hábito de leitura e escrita quanto quem já lê e escreve com frequência, mas ainda não se sente seguro em mostrar suas escritas para outras pessoas. “É preciso que o ler e o escrever sejam vistos como ferramentas que evidenciam e potencializam vozes, contextos e sujeitos, que muitas vezes são silenciados ou distorcidos em nossa sociedade”, afirmou. “Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo são grandes exemplos. fizeram dos seus textos meio de ter suas vozes e suas realidades (re)conhecidas”, citou. “Os eventos concentram rodas de conversa, palestras e workshops que pretendem auxiliar as escritoras e os escritores da cidade a confiar no seu trabalho, a pensar em suas práticas, técnicas, estilos, enfim, uma programação para realmente potencializar esse trabalho que já é tão rico e tão profícuo na cidade”, completou Ruymar.

Confira a programação:

25 de julho 20h - Teatro Clara Nunes Bate-papo com a escritora Ryane Leão Considerando que no dia 25 de julho também se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, a convidada para a abertura do evento é a escritora Ryane Leão, mulher, poeta, slamer e professora preta brasileira que se tornou popular por meio da partilha de seus textos nas redes sociais. Ryane, que é autora das obras "Tudo nela brilha e queima: poemas de amor e luta" (2017) e "Jamais peço desculpas por me derramar: poemas de temporal e mansidão" (2019), vai falar sobre sua trajetória na literatura. 26 de julho 18h – Biblioteca da Fábrica de Cultura Roda de Conversa com Celso Meneses Roda de Conversa: “Como fazer uma HQ baseada em fatos históricos?”, com o roteirista Celso Meneses (PROAC) 19h – Biblioteca da Fábrica de Cultura Workshop: Notas de escurecimento com Plínio Camilo Palestra que tem como objetivo discutir os diversos conceitos que permeiam a literatura negro-brasileira, partindo de aspectos como as características que a fundamentam, os precursores e a função social que a envolve, através da obra e vida de autoras negras e autores negros. 27 de julho 18h – Biblioteca da Fábrica de Cultura Workshop sobre dicas para a publicação de livro com Angelina Moreira O terceiro encontro é pensado especificamente na produção e publicação de livros, intitulado inicialmente como “O que eu preciso saber na hora de publicar meu livro? ABNT, ISBN e outras dicas de forma descomplicada”, a ser ministrado pela bibliotecária Angelina Souza. 19h – Biblioteca da Fábrica de Cultura Palestra com Reynaldo Damasio Poeta, escritor e diretor da Casa das Rosas, Reynaldo Damasio realiza palestra com o tema “Literatura: a que será que se destina? Sobre os meios e os fins da escrita, os caminhos (tortos) da literatura”, que tem como objetivo estabelecer uma conversa sobre os caminhos da escrita, desde a arte rupestre à inteligência artificial, e os desafios da literatura no mundo contemporâneo.

A participação em todas as atividades é aberta para todas as pessoas que se interessarem pelo tema e não há necessidade de inscrição prévia. Serviço Diadema Escreve: potencializando os (novos)escritores da cidade 25 de julho, 20 horas Teatro Clara Nunes Rua Graciosa, 300, Centro 26 de julho, a partir das 18 horas Fábrica de Cultura de Diadema Rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135, Centro Dia 27 de julho, a partir das 18 horas Fábrica de Cultura de Diadema Texto: Aline Melo Fotos: Divulgação

Comments


bottom of page