top of page
  • Foto do escritorRedação

Diadema intensifica ações de combate à dengue





Após mutirão de limpeza no carnaval, município realiza segundo Dia D com atividades em vários bairros; número de casos da doença tem aumentado nas últimas semanas

 

A principal medida para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, é eliminar todo e qualquer recipiente ou local que possa se tornar um criadouro do mosquito. A Prefeitura de Diadema intensifica as ações e conta com a população nesse enfrentamento, por isso, na próxima sexta-feira (16/02), as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão realizar atividade de casa em casa em mais um Dia D de Combate à Dengue.

 

Durante todo o dia, os bairros como Casa Grande, Conceição, Maria Tereza, Nova Conquista, Paineiras, Piraporinha, Real, Reid, Ruyce, São José e Serraria receberão mutirões de visita dos agentes de saúde para chamar a atenção da população quanto à necessidade dos cuidados e ações de combate ao mosquito da dengue.

 

“Com a integração dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE) atuando conjuntamente no território, tem se fortalecido as ações de combate a dengue casa a casa. É de fundamental importância aceitar a abordagem desses profissionais em sua residência para o combate a dengue na nossa cidade”, destaca a coordenadora da Atenção Básica, Maria Luísa Malatesta.

 

“Recebam os agentes de saúde, tirem as dúvidas e verifiquem como é possível ajudar. População e poder público precisam estar juntos no combate à dengue. Além disso, ampliamos os canais de denúncias e contamos com um número de whatsapp”, explicou o secretário municipal, José Antônio da Silva. Os munícipes podem entrar em contato para avisar sobre riscos e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti por telefone (08007710 963), whatsapp (11 40595892) e email ccz@gmail.com.

 

Saiba mais sobre a importância de receber o agente de saúde para vistoriar a residência e orientar quanto aos cuidados para eliminar o criadouro do mosquito em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-realiza-dia-d-de-combate-a-dengue-nesta-quarta-feira-7/.

Desde o início do ano, foram confirmados 18 casos de dengue em Diadema.

 

Apoio

De 10 a 13 de fevereiro, a Prefeitura de Diadema realizou o Mutirão de Limpeza no Carnaval, uma ação de zeladoria e combate a dengue em prédios próprios municipais nas regiões Sul e Norte da cidade. Foram beneficiadas as EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz, José Martins da Silva, Profª Fabíola de Lima Goyano, Chico Mendes, Tarsila do Amaral, Henrique de Souza Filho (Henfil) e entorno. Conheça um pouco mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-comeca-mega-mutirao-de-limpeza-contra-a-dengue-nas-escolas/.

 

Essa e outras intervenções se somam na promoção da saúde pública ao longo desse mês. Nesta semana ainda (15/02), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde se reunirá com representantes dos serviços municipais para orientar sobre a prevenção da dengue e ações de prevenção.

 

Já no dia 7 de fevereiro, a Administração realizou o primeiro Dia D de Mutirão contra a Dengue. Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/dia-d-de-combate-a-dengue-movimenta-diadema-contra-o-aedes-aegypti/.

 

Por Renata Nascimento

Foto: André Baldini e Pedro Roque Andrade

Comentários


bottom of page