top of page

Diadema conquista selo prata na erradicação da transmissão vertical de HIV

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 11 horas
  • 3 min de leitura
ree

Município avança mais uma etapa na certificação nacional; reconhecimento reflete processo para atingir metas rigorosas na prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho

 

O trabalho desenvolvido pela rede municipal de Saúde no combate ao HIV em Diadema foi reconhecido, em premiação nacional, com o selo prata na erradicação da transmissão vertical da doença. A premiação ocorreu no início de dezembro (03/12), em Brasília, na certificação da Eliminação ou de Selos de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e/ou Hepatite B, destinada a municípios acima de 100 mil habitantes.

 

Foram 19 cidades paulistas certificadas e Diadema foi a única da região do Grande ABC. O município recebeu o Selo Prata relacionado ao HIV e o Selo Bronze, nas políticas adotadas em relação à hepatite B. A certificação é um processo de reconhecimento àqueles que atingem metas rigorosas na prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, o prêmio ratifica as ações adotadas no diagnóstico, tratamento e prevenção dessas enfermidades. “Esse é o fruto do trabalho de uma equipe pautada na busca da dignidade, respeito, compromisso e qualidade no atendimento”, ressaltou.

 

“É uma alegria saber que Diadema foi premiada. A cerimônia tem o objetivo de certificar os municípios com relação ao tema da eliminação, em boas práticas, homenagear a equipe que atuou junto aos municípios e reforçar o reconhecimento de que o Brasil vem alcançando as metas de impacto e de processo para a eliminação da transmissão vertical de HIV como problema de saúde pública”, afirmou o assessor especial do Ministério da Saúde, Humberto Tomé.

 

Entre os indicadores conquistados estão a taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV devido à transmissão vertical menor ou igual a 1,5 casos por mil nascidos vivos e a taxa de transmissão vertical do HIV (em rede pública e privada) menor ou igual a 2% dos casos.

 

No primeiro semestre deste ano, 1.376 moradores estavam em Terapia Antirretroviral. Desses, 88% (985) estavam com carga viral indetectável do vírus HIV. Esse é o mesmo índice do ano de 2024. Em relação à transmissão vertical de HIV, o município não registra casos desde 2018.

 

Já em relação à hepatite B, Diadema registrou 53 casos em 2022. Em 2023, foram 67 casos. Nos dois anos, foi registrado um caso de gestante e, consequentemente, um caso de recém-nascido exposto à doença.

 

Avaliação

O processo de certificação teve início em março deste ano. A visita do Ministério da Saúde (MS) à Diadema para a avaliação ocorreu entre 15 e 17 de setembro deste ano. À época, a equipe inspecionou serviços municipais como Quarteirão da Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paulina e Centro e Centro POP.

 

 

Programa Municipal

Diadema conta com o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais (PMIAH), que promove ações e serviços de saúde voltados à prevenção, diagnóstico e tratamento dessas enfermidades. Entre as ações desenvolvidas estão o aumento na cobertura de pré-natal, cobertura de gestantes infectadas em uso de terapia antirretroviral, (TARV) e introdução precoce da profilaxia para recém-nascido.

 

O atendimento envolve equipamentos de toda a rede, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Consultório na Rua, Centro POP (voltado para pessoas em situação de rua), Hospital, Maternidade, Centro de Referência em IST/Aids e Hepatites Virais, Ambulatório DiaTrans, Vigilância à Saúde e Casa Beth Lobo (voltada a mulheres em situação de violência doméstica).

 

Serviço:

Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema

Quarteirão da Saúde, 2º andar

Av. Antônio Piranga, 700 – Centro, Diadema – SP

Tel.: (11) 4053-5302 e 4043-8000.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 
 
 

Comentários


  • Branco Facebook Ícone

/AmigosDoABC

  • Branca Ícone Instagram

@amigosdoabcd

bottom of page