top of page
Foto do escritorRedação

Deputadas Tabata Amaral e Andréa Werner participam de encontro com famílias atípicas de Mauá




No evento realizado na noite desta quarta-feira, as parlamentares declararam apoio ao prefeito Marcelo Oliveira


A deputada federal Tabata Amaral e a deputada federal Andréa Werner, ambas do PSB, estiveram em Mauá nesta quarta-feira. As parlamentares participaram de um encontro com famílias atípicas da cidade, e declararam apoio ao projeto de reeleição do prefeito Marcelo Oliveira, que também estava presente. Ele chegou ao local junto com um grupo de militantes, basicamente formado por mulheres que caminharam desde a Praça da Bíblia.


Em seu discurso, Marcelo Oliveira afirmou que atender esse público sempre foi uma prioridade, mas que foi impedido de avançar nas políticas públicas, devido ao caos financeiro e administrativo que a Prefeitura vivia, quando assumiu o mandato. “Realmente foi um momento de arrumar a casa, que estava bagunçada. Foi necessária paciência para reequilibrar as contas e investir nos cuidados com a população”, declarou.


Ele também relembrou que, apesar das dificuldades, foi em sua gestão que a Prefeitura começou a emitir a Carteirinha de Identificação do Autista. “O objetivo da medida foi garantir às pessoas que estão dentro do espectro do autismo atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, de educação e de assistência social”, explicou. O documento é emitido pela Prefeitura desde agosto de 2021. Ou seja, dois anos antes de ser fornecida pelo Governo do Estado, no Poupatempo da cidade, o que ocorreu em setembro de 2023. Em quatro anos, foram entregues mais de 800 carteirinhas.


Ele garantiu, caso seja reeleito, que irá ampliar a atuação no atendimento das famílias atípicas do município. “Venho dialogando junto ao Governo Federal, para a criação de um programa nacional voltado às famílias atípicas, com recursos garantidos. Durante minha campanha, me comprometi a criar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, ampliar o apoio ao cuidador, garantir validade permanente dos laudos médicos, aumentar o número de auxiliares nas escolas municipais, criar a Central de Intermediação em LIBRAS e expandir calçadas acessíveis, entre outras ações” comentou.


Ao falar sobre as mães e os pais de crianças com autismo, Marcelo Oliveira entrou e sintonia com o projeto que a deputada federal Tabata Amaral apresentou no encontro. “O Rampa tem como objetivo garantir que os cuidados também recebam cuidados, enquanto acompanham seus filhos nos tratamentos, esses familiares, principalmente as mães, necessitam desses cuidados”, salientou.


A parlamentar ainda explicou o que motivou a decisão de trazer o apoio ao atual prefeito. “Quem está na política precisa saber que está ali para servir. Tenho certeza que o Marcelo Oliveira tem esse compromisso. Me identifico com a história de vida dele, de quem não nasceu em berço de ouro e sentiu na pele o que as pessoas sofrem e vivem todos os dias. Por isso, não tenho dúvidas de que ele é o mais preparado”, afirmou. Ao saber da violência que tem marcado a reta final da campanha neste segundo turno, com militantes do PT agredidos e roubos em comitês, a ex-candidata a prefeita de São Paulo foi enfática. “Gritaria e violência são atitudes de quem não tem projeto e quer evitar que outros candidatos apresentem suas ideias. É uma verdadeira afronta aos princípios democráticos”.


A deputada estadual Andrea Werner contou sobre sua trajetória, pois é a primeira parlamentar autista do Brasil. Ela é ativista pelos direitos de pessoas com deficiência há mais de 10 anos e mãe do Theo, um adolescente também autista. Andrea se colocou à disposição do prefeito Marcelo Oliveira, caso seja reeleito, para ajudar com o envio de recursos. “Sempre que você precisar, pode contar comigo. Vou fazer o possível para que tenha todas as condições para estruturar as políticas que queira implementar, visando o bem-estar das famílias atípicas”, finalizou.

Comments


bottom of page