top of page
  • Foto do escritorRedação

Conselho Municipal promove curso de cuidadores de idosos em Diadema



Turma foi apresentada ao objetivo das aulas e participantes puderam debater o que esperavam da formação


Em parceria da Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura de Diadema (SASC), o Instituto de Ação Social Eneas Tognini realizou, nessa sexta-feira (8), uma aula introdutória ao curso de formação de cuidadores de idosos. A iniciativa, pioneira na cidade, partiu do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.


A ideia de trazer o programa para Diadema, de acordo com a coordenadora do Eneas, Erica Prudente, se deu a partir do aumento da demanda por cuidados dos idosos. “O último censo do IBGE, em 2022, mostrou que a população idosa cresceu 90% no município, o que aumenta a procura por este tipo de assistência”.


“Como muitos adultos não têm paciência ou disponibilidade para cuidar dos mais velhos, o nosso programa entra para prestar ajuda a essa população tão vulnerável”, completou a coordenadora.


A organizadora do curso, Rose Magalhães, apresentou o diferencial da formação, que prioriza a qualidade do profissional. “O nosso foco é desmistificar o ato de assistir uma pessoa mais velha e debilitada. Não é simplesmente sentar, olhar, dar comida e ir embora”.

“Vamos ensinar a como criar um vínculo para ser melhor naquilo que faz, para se destacar no mercado de trabalho”, complementou Rose.


A aluna e técnica de enfermagem, Ana Cristina de Oliveira, explicou por que quis investir na área de cuidadora.  “Por meio dos meus cuidados, quero humanizar a relação entre cuidador e idoso. Ir além de, simplesmente, dar remédios e trocar fraldas”.

“Meu foco principal é a confiança. Estabelecer um laço de cuidado e de companheirismo”, completou a técnica.


O encontro terminou com um bazar beneficente de livros e roupas. Os lucros serão revertidos para manter o projeto.


Texto: José Vitor Gomes

Fotos: André Baldini

Comments


bottom of page