Com reunião e força-tarefa nas ruas, Prefeitura de Ribeirão Pires segue mobilizada após chuvas intensas
- Redação
- 5 de jan.
- 2 min de leitura
Com reunião e força-tarefa nas ruas, Prefeitura de Ribeirão Pires segue mobilizada após chuvas intensas
A Prefeitura de Ribeirão Pires manteve, nesta segunda-feira (5), a mobilização total das equipes municipais após as fortes chuvas que atingiram a cidade no último fim de semana. As ações envolveram reunião do comitê de crise, vistorias técnicas, limpeza urbana e atendimento às famílias afetadas.
O comitê de crise, liderado pelo prefeito Guto Volpi, reuniu secretariado e gestores no Paço Municipal para avaliar os danos, discutir a reestruturação das áreas impactadas e definir os próximos passos. Paralelamente, equipes da Defesa Civil e de diversas secretarias estiveram nas ruas durante todo o dia realizando vistorias, acolhimento à população e serviços de limpeza.
“A temporada de chuvas traz grandes desafios para Ribeirão Pires e toda a região. O trabalho integrado das secretarias e a rápida mobilização das equipes foram fundamentais. Estamos 100% voltados ao enfrentamento das crises climáticas neste verão, reforçando ações como desassoreamento de córregos e a limpeza permanente das bocas de lobo”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Entre os pontos vistoriados esteve a Rua José Bonifácio, na Vila Aurora, onde houve o rompimento de uma boca de lobo de captação pluvial devido ao volume intenso de chuva. Após avaliação técnica, não foram constatados riscos imediatos, mas será necessária a reconstrução do equipamento, além de contenção do talude e nivelamento da via.
Também receberam vistorias e serviços de limpeza a Rua Rui Barbosa, na Estância Noblesse, a Rua Romão Goes, no Centro Alto, além de regiões como Centro, Ponte Seca, Jardim Iramaia, Roncon, Jardim Valentina e Santa Clara, onde foram registrados alagamentos pontuais.
O Fundo Social de Solidariedade percorreu os bairros atingidos realizando a entrega de cestas básicas às famílias afetadas e promovendo mutirão de limpeza na Vila Marqueza. A Secretaria de Assistência Social segue acompanhando os casos, garantindo suporte por meio dos programas sociais.
As ações fazem parte da Operação Verão Seguro (OVS), instituída pelo Decreto nº 7.588/2025, que ocorre de 1º de dezembro a 15 de abril. Além das medidas emergenciais, o município mantém ações permanentes de prevenção, como desassoreamento de córregos e limpeza de galerias pluviais. Nesta segunda-feira, os serviços foram realizados no Jardim Ribeirão Pires.
Descarte irregular de lixo preocupa
Durante as vistorias, foi constatado que o entupimento de bocas de lobo por descarte irregular de lixo foi um dos principais fatores para os alagamentos. Materiais como pedaços de colchão e sofás foram encontrados nos dispositivos de drenagem.
“O combate às enchentes é um trabalho contínuo da Prefeitura, mas precisamos do apoio da população para o descarte correto de resíduos e uso dos serviços de cata-bagulho”, ressaltou o secretário de Zeladoria e Manutenção Urbana, Nando Gianasi.
Somente em 2025, a Prefeitura realizou mais de 26 mil metros de desassoreamento de córregos e rios e mais de 2 mil atendimentos do cata-bagulho, retirando mais de uma tonelada de resíduos das ruas. O agendamento do serviço pode






Comentários