Casos de óbitos por dengue caem 83% em São Bernardo em 2025
- Redação
- 2 de jan.
- 2 min de leitura
São Bernardo do Campo registrou uma queda significativa de 83% nos óbitos por dengue e de 52% no número de casos confirmados da doença ao longo de 2025. Os dados refletem o fortalecimento das ações preventivas realizadas pelas equipes de supervisores e agentes de combate de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde do município.
Segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram contabilizados 11.877 casos confirmados de dengue em 2025, contra 24.991 registros em 2024. Em relação aos óbitos, o número caiu de 18 para 3 no mesmo período.
Ao longo do ano, as equipes do CCZ realizaram mais de 690 mil visitas domiciliares, percorrendo todas as regiões da cidade. As ações incluíram orientação à população, busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, coleta e destruição de larvas, além da aplicação de inseticidas por nebulização em áreas consideradas críticas.
De acordo com o coordenador das equipes de combate de endemias do CCZ, Ronaldo Novaes de Souza, o trabalho de prevenção é permanente. “O foco principal é impedir que o mosquito nasça. Nossas equipes atuam inclusive em imóveis de difícil acesso, vistoriando quintais, terrenos e caixas-d’água para eliminar possíveis criadouros”, explicou.
São Bernardo é referência no combate à dengue no Grande ABC e possui o melhor indicador da região em número de domicílios visitados, conforme dados do Sisaweb, sistema do Governo do Estado de São Paulo. Além das ações diárias, o município promoveu duas edições do Dia D de Combate à Dengue, integrando diversas secretarias em grandes mobilizações de prevenção e promoção da saúde.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou o uso da tecnologia no enfrentamento à doença. “Nos períodos mais críticos, utilizamos drones para pulverização de inseticidas biológicos em locais de difícil acesso. Também realizamos uma grande capacitação com mais de 500 agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde, fortalecendo ainda mais o trabalho preventivo”, afirmou.
A vacina contra a dengue segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em esquema de duas doses. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados no Portal da Saúde de São Bernardo.
Os resultados reforçam que prevenção, trabalho contínuo e participação da população são fundamentais para o controle da dengue e a proteção da saúde pública.






Comentários