Casa da Palavra recebe lançamentos de livros na sexta-feira e no sábado
- Redação
- há 10 horas
- 3 min de leitura

Coletânea “Poemas da Cidade” abre a programação, que traz também o infanto-juvenil “Rita e a coragem de ser quem se é” e o livro de poemas “Postal e Exumação”
Santo André, 10 de dezembro de 2025 - A Casa da Palavra Mário Quintana, no Centro de Santo André, vai contar na sexta-feira (12) e no sábado (13), com uma intensa programação de lançamentos de livros que representam a arte de 27 escritores. A coletânea “Poemas da Cidade”, com produções de 25 autores, será lançada na sexta-feira, às 19h. No sábado, às 13h, Maria Carolina Cristianini lança o infanto-juvenil “Rita e a coragem de ser quem se é – uma jornada corajosa contra o racismo religioso”, e Ricardo Escudeiro Sabino, às 15h, apresenta o livro de poemas “Postal e Exumação”. A Casa da Palavra fica na Praça do Carmo, 171.
O tema “Mundo digital: códigos que impõem barreiras” dá o tom da coletânea de poemas, coordenada por Leonardo Campos, que convida o leitor a mergulhar em versos que atravessam fronteiras geográficas e emocionais. O livro “Poemas da Cidade” reúne produções de 25 poetas de três estados brasileiros – São Paulo, Pará e Bahia –, revelando a pluralidade de olhares sobre o mundo contemporâneo e o papel da palavra como espaço de resistência e encontro humano.
No sábado, às 13h, a jornalista Maria Carolina Cristianini lança a obra infanto-juvenil “Rita e a coragem de ser quem se é – uma jornada corajosa contra o racismo religioso”, que conta as experiências de uma garota em meio a uma série de desafios pessoais causados pelo meio social em que vive.
Criada em uma família umbandista, Rita acaba de fazer 13 anos e está prestes a ter seu primeiro dia de aula em uma nova escola. Não demora para ela perceber que demonstrar sua fé abertamente pode despertar olhares e comentários cheios de racismo contra as religiões de matriz africana. A garota precisará da força dos orixás, em especial de Yemanjá, de seus amigos, família e professores para não paralisar diante do preconceito. Criada na umbanda, assim como Rita, a autora Maria Carolina Cristianini é Jornalista Amiga da Criança, reconhecida pela ANDI – Agência de Notícia dos Direitos da Criança e sacerdotisa de umbanda.
Ex-metalúrgico, poeta e professor, Ricardo Escudeiro Sabino utiliza a poesia para falar da quebrada e do luto por um operário no livro “Postal e Exumação”, que vai ser lançado no sábado, às 15h. Em poemas longos, flerta com o épico; em jogos de luz e sombra, com o barroco. “Postal e Exumação”, quarto livro de Sabino, resultou do mestrado realizado em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) , com trabalho voltado para a escrita criativa e a lírica contemporânea.
A Editora Patuá, responsável pela publicação participa com mais dois lançamentos de livros de poesia: “Faroeste” , que traz poemas de Alessandro Romio, e “Outro dia de folia” de Eduardo Lacerda. Haverá também leituras com poetas convidados.
Sarau - Também neste sábado, a Biblioteca Cecília Meireles, em Santo André, realiza mais uma edição do seu já tradicional sarau. A partir das 13h30, o microfone estará aberto para quem quiser participar, não sendo necessária inscrição antecipada. Os interessados podem cantar, recitar poemas, contar histórias, causos, divulgar livros ou simplesmente assistir às apresentações. O sarau da Biblioteca Cecília Meireles acontece a cada segundo sábado do mês.
A Biblioteca Cecília Meireles fica na Praça Waldemar Soares, s/n, no Parque das Nações.


