Avaliação Formativa aponta avanço na alfabetização entre alunos do 2º ano da rede municipal de São Bernardo
- Redação
- 12 de out.
- 2 min de leitura

São Bernardo do Campo, 12 de outubro de 2025 — A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, concluiu a segunda edição da Avaliação Formativa da rede municipal, que revelou avanços significativos na alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
O processo avaliou 16.812 estudantes de 75 escolas, entre os dias 4 e 15 de agosto, incluindo turmas do 2º e 5º ano, além de classes multisseriadas. Os resultados apontaram que 64% dos alunos do 2º ano estão alfabetizados, superando a meta inicial de 60% definida após o primeiro estudo, realizado em março deste ano.
Segundo os dados, São Bernardo apresentou crescimento expressivo, já que o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) registrava 54% de alfabetizados no fim de 2023 e 53% em 2024. Em apenas seis meses sob novas diretrizes pedagógicas, a rede municipal avançou para 64%. A meta é encerrar 2025 com 90% de alunos alfabetizados.
“Não há dúvida de que temos de destacar o trabalho dos profissionais da Educação e o empenho dos nossos estudantes, assim como a atenção dos pais, para chegarmos a um resultado até surpreendente pelo pouco tempo. Prova de que nosso governo está no caminho certo”, afirmou a prefeita Jessica Cormick, ao receber o relatório final.
O levantamento também mostrou bom desempenho nas turmas de 5º ano, que alcançaram 58% de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, além de 41% de alfabetização nas classes multisseriadas. Das 75 escolas avaliadas, 57 atingiram a meta no 2º ano, e 37 alcançaram os índices esperados no 5º ano.
O secretário de Educação, Júlio César da Costa, comemorou o resultado:
“Os resultados são excelentes. Só foi possível graças ao empenho de todos os profissionais da educação, que abraçaram o desafio de alcançar a meta de alfabetização. Todos merecem nossos parabéns.”
As escolas que atingiram as metas foram contempladas com gratificação mensal de R$ 1.500 para professores e equipes gestoras, conforme a Lei nº 182/2025, que criou o Programa de Incentivo à Alfabetização e à Recomposição das Aprendizagens. O investimento total é de R$ 4 milhões, entre agosto e dezembro deste ano.
A Secretaria de Educação segue realizando reuniões com as escolas para analisar os resultados e planejar novas ações para a próxima Avaliação Formativa, prevista para ocorrer entre o final de novembro e meados de dezembro.






Comentários